José Maia, professor catedrático da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), foi distinguido com o Prémio Investigação Científica do Comité Olímpico de Portugal (COP), numa cerimónia realizada a 16 de novembro, no SUD Hall Lisboa.

O docente da área disciplinar de Aprendizagem e Desenvolvimento Motor viu, desta, forma reconhecido o trabalho dedicado ao estudo do crescimento físico e desenvolvimento motor e à participação desportiva.

Com mais de três décadas de experiência acumulada na sua área de intervenção, o também investigador do Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFI2D) tem, ao longo dos últimos anos, liderado diversos estudos populacionais de grande escala em crianças, adolescentes e jovens atletas.

Entre os projetos mais recentes de José Maia destacam-se REACT e DESpertar, estudos levados a cabo em Matosinhos e na Região Autónoma dos Açores, respetivamente, e que avaliam os efeitos da pandemia Covid-19 no crescimento e desenvolvimento de cerca de 10 mil crianças e jovens das duas regiões envolvidas.

Também o projeto INEX, que incide sobre a identificação e acompanhamento de 1000 jovens talentos praticantes de basquetebol, andebol, futebol, polo aquático e voleibol, ao longo do seu desenvolvimento durante a adolescência, é um dos focos de intervenção do investigador.

José Maia (nono na foto, a contar da esquerda) foi um dos 14 homenageados com os Prémios do Comité Olímpico de Portugal 2023. (Foto: COP)

Perante os 400 participantes reunidos para a cerimónia do COP que distinguiu os melhores do desporto português em 2023, o docente da FADEUP não esqueceu a instituição que representa, afirmando “este prémio também é da minha Faculdade”, agradecendo posteriormente ao Presidente do COP e Doutor Honoris Causa da Universidade do Porto, José Manuel Constantino.

Sobre os Prémios do Comité Olímpico de Portugal

Os Prémios COP distinguem os melhores do desporto português a cada ano. As categorias Excelência Desportiva, Juventude, Mérito Desportivo, Prestígio, Investigação Científica, Educação Olímpica, e ainda o Troféu Olímpico e a Ordem Olímpica Nacional, destinam-se a distinguir quem mais se evidencia no mundo do desporto.

Em 2023, foi pela primeira vez atribuído um prémio na categoria a Campeões do Mundo.