Tinha o objetivo de estudar Psicologia e consultar o plano curricular apresentado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), a somar a todas as referências que já tinham, foram fatores que ajudaram Sofia Pais a tomar a “decisão definitiva” de deixar Viseu, de onde é natural, para ruma à Invicta.

A entrada na Universidade trouxe-lhe “liberdade” e foi disso que mais gostou. A mudança de cidade obrigou-a a crescer e as “novas amizades” que fez na U.Porto ajudaram neste processo. Sentiu-se acolhida, o que ajudou a gerir, com sucesso, este processo “desafiante”.

O sucesso está visível nos resultados obtidos e, com uma média de 18 valores, Sofia Pais é uma das 22 estudantes vencedoras do Prémio Incentivo 2024. Um feito que “contribui para um sentimento de gratificação pessoal” e traz “motivação para continuar a dar o melhor”.

Alerta os novos estudantes para a dificuldade do percurso e aconselha-os a “acreditar” e não desistir, pois, desta forma, vão ver o esforço a ser recompensado.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

O prestígio da mesma chamou logo à partida a minha atenção. O plano curricular e a localização geográfica (relativamente perto de Viseu) tornaram a minha decisão definitiva.

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

Da liberdade do ambiente universitário. Senti-me adulta, encarregue de gerir a minha própria vida.

– Uma experiência para recordar do teu percurso na U.Porto até aqui?

É impossível escolher um único momento. Recordo com carinho toda a experiência na universidade: desde que soube que tinha sido colocada onde desejava, passando pela mudança de cidade e pelas novas amizades que me fizeram sentir acolhida, até ao dia de hoje em que recebo este prémio. Sinto que cresci imenso.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti e para o teu futuro?

Acima de tudo contribui para um sentimento de gratificação pessoal. Faz-me valorizar todo o esforço feito até então e dá-me motivação para continuar a dar o meu melhor.

– Se tivesses de descrever a tua experiência na U.Porto numa palavra, qual seria?

Desafiante.

– Um conselho para os novos estudantes da U.Porto?

Não vai ser um caminho fácil, mas acreditar faz toda a diferença. Não desistam.