A Direção da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) vem, em nome de toda a comunidade académica, manifestar publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento do Professor Doutor Joaquim Luís Coimbra, Professor da FPCEUP, endereçando à família e amigos as mais sinceras e sentidas condolências.

O velório será a partir de amanhã, dia 13 de novembro, pelas 14h30, na Igreja do Carvalhido.

O funeral será na terça-feira, dia 14 de novembro, pelas 11h, na Igreja do Carvalhido.

Morada:
Igreja do Carvalhido
Rua Dom António Meireles 140
4250-054 Porto

A missa de sétimo dia será no sábado, dia 18 de novembro, pelas 19h, na Igreja Stella Maris na Rua de Gondarém.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Professor Doutor Joaquim Coimbra

É com profundo pesar que comunico a toda a comunidade da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto o falecimento do nosso colega Professor Doutor Joaquim Luís Coimbra.

O colega Joaquim Coimbra é uma figura incontornável da história da nossa Faculdade e da Universidade do Porto. Fez parte das primeiras gerações de licenciados em Psicologia da, então, nova FPCEUP cujo curso concluiu em 1982. Foi docente desta Faculdade, desde 1986, numa carreira de quase quatro décadas de dedicação à causa pública.

Desempenhou diversos cargos em praticamente todos os órgãos de gestão da FPCEUP, dos quais se destacam a presidência do Conselho de Representantes e a direção do Mestrado em Educação e Formação de Adultos, do qual era atualmente diretor.

Deixou uma marca indelével em várias gerações de estudantes e de colegas que o estimavam e admiravam.

Pessoalmente não esquecerei a forma afável e acolhedora e como me recebeu quando, em 2012, entrei na Faculdade, nem as diversas conversas sempre intelectualmente estimulantes que tivemos ao longo dos anos. Era um intelectual, que pensava e problematizava as grandes questões do ensino e formação, da investigação, do serviço à sociedade e da ética. E acima de tudo era um humanista.

Neste momento em que a Faculdade celebra os seus 43 anos de vida, perdemos um dos nossos melhores.

Mas a sua memória ficará para sempre ligada à nossa História.

Até sempre Joaquim Luís Coimbra.

Pedro Nobre