A Universidade do Porto é a 29.ª universidade a nível mundial que mais e melhor investigação produz no domínio da Ciência e Tecnologia Alimentar e está entre as 100 melhores na área da Engenharia Civil. Quem o “diz” é a edição 2023 do prestigiado ShanghaiRanking’s Global Ranking of Academic Subjects, na qual a U.Porto surge entre as melhores em 29 disciplinas científicas, distinguindo-se como líder nacional em 17 (mais quatro do que na edição anterior),.

À semelhança de edições anteriores, é na área da Ciência e Tecnologia Alimentar que a U.Porto mais se destaca, fixando-se novamente no “top 30 mundial”. Já na Engenharia Civil, a Universidade descola do grupo das 151-200 melhores e passa agora a figurar no “top 100” (entre as 76-100 melhores).

Nas restantes disciplinas avaliadas, a Universidade posiciona-se entre as 101 e as 150 melhores do mundo nos domínios das Ciências Agrárias, Ciências Farmacêuticas, Ciências Veterinárias, Ecologia e Saúde Pública.

A U.Porto surge ainda no grupo das 151 a 200 melhores em Biotecnologia, Direito, Engenharia Biomédica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Medicina Clínica; entre as 201 e as 300 melhores em Ciência e Engenharia do AmbienteCiência e Tecnologia de Instrumentos, Ciências Biológicas, Ciências Biológicas Humanas, Enfermagem, Geografia, Matemática, Medicina Dentáriaentre as 301 e as 400 melhores em Ciência Atmosférica, Ciência e Engenharia da EnergiaEducação, Engenharia Elétrica e Eletrónica, Gestão e Tecnologia Médica; e entre as 401 e as 500 melhores em Economia e Psicologia.

Líder em Portugal

Na comparação com as outras universidades portuguesas, a Universidade do Porto é a melhor classificada, de forma isolada, nos domínios da Biotecnologia, Ciência e Tecnologia Alimentar, Enfermagem, Engenharia Biomédica, Medicina Clínica e Saúde Pública.

A U.Porto partilha ainda a liderança nacional nas áreas da Ciência e Engenharia da Energia, Ciência e Engenharia do Ambiente, Ciência e Tecnologia de Instrumentos, Ciências Biológicas, Ciências Biológicas Humanas, Direito, Ecologia, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Matemática e Medicina Dentária.

Considerado um dos mais prestigiados rankings do mundo, o ShanghaiRanking por disciplinas analisou este ano o desempenho científico de cerca de 5.000 universidades de 104 países, em 55 disciplinas relacionadas com os domínios das Ciências Naturais, das Engenharias, Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais.

À semelhança dos últimos anos, o ranking volta a ser dominado pelas universidades norte-americanas, que lideram 30 das 55 áreas avaliadas, seguidas das chinesas, líderes em 17 áreas. O grande destaque vai novamente para a Universidade de Harvard, que surge em primeiro lugar em 11 das disciplinas analisadas.

Como é feito o ranking?

O ShanghaiRanking’s Global Ranking of Academic Subjects 2023 foi feito com base em indicadores de produtividade científica e qualidade da investigação, como o número de publicações, as publicações editadas em revistas de grande impacto e o número de citações (com base nos bancos de dados Web of Science e InCites) associados às instituições no período entre 2018 e 2022.

Foram ainda valorizados critérios como colaboração internacional e os prémios académicos atribuídos ao corpo docente e de investigação (ver Metodologia).