A Universidade do Porto é a 15.ª universidade a nível mundial que mais e melhor investigação produz no domínio da Ciência e Tecnologia Alimentar e está entre as 100 melhores na área das Ciências Veterinárias. A conclusão resulta da análise da edição 2022 do prestigiado ShanghaiRanking’s Global Ranking of Academic Subjects, na qual a U.Porto surge entre as melhores em 33 disciplinas científicas (mais uma do que na edição anterior), distinguindo-se como líder nacional em 13.

À semelhança de edições anteriores, é na área da Ciência e Tecnologia Alimentar que a U.Porto mais se destaca, fixando-se novamente no “top 20 mundial”. Já nas Ciências Veterinárias, a Universidade volta a figurar no grupo das 76-100 melhores.

No que toca às restantes disciplinas avaliadas, a Universidade posiciona-se entre as 101 e as 150 melhores do mundo nos domínios das Ciências Agrárias, Ciências Farmacêuticas, Engenharia Biomédica, Engenharia Química e Saúde Pública.

A U.Porto surge ainda no grupo das 151 a 200 melhores em BiotecnologiaEcologia, Engenharia Civil, Instrumentos de Ciência e TecnologiaMedicina Clínica e, pela primeira vez, em Direito; entre as 201 e as 300 melhores em Ciência e Engenharia do AmbienteCiência e Engenharia da Energia, Ciências Biológicas, Engenharia Mecânica, Enfermagem, GeografiaHospitalidade e Gestão de Turismo, Matemática, Medicina Dentária e Tecnologia Médicaentre as 301 e as 400 melhores em Ciência AtmosféricaCiência e Engenharia de ComputadoresCiências Biológicas Humanas, Economia, Engenharia Elétrica e EletrónicaGestão ; e entre as 401 e as 500 melhores em Ciência e Engenharia de Computadores, Ciência e Engenharia de Materiais, EducaçãoFísica e Química.

Líder em Portugal

Na comparação com as restantes universidades portuguesas, a Universidade do Porto é a melhor classificada, de forma isolada, nos domínios da Biotecnologia, Ciência e Tecnologia Alimentar, Ecologia, Engenharia Biomédica, Medicina Clínica e Saúde Pública.

A U.Porto partilha ainda a liderança nacional nos domínios das Ciências Biológicas, Ciências Veterinárias, Enfermagem, Engenharia Química, Instrumentos de Ciência e Tecnologia, Medicina Dentária e Tecnologia Médica

Considerado um dos mais prestigiados rankings do mundo, o ShanghaiRanking por disciplinas analisou este ano o desempenho científico de cerca de 5000 universidades de 96 países, em 54 disciplinas relacionadas com os domínios das Ciências Naturais, das Engenharias, Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais.

ranking volta a ser dominado pelas universidades norte-americanas, que lideram 32 das 54 áreas avaliadas, seguidas das chinesas, líderes em 15 áreas. O grande destaque vai novamente para a Universidade de Harvard, que surge em primeiro lugar em 16 das disciplinas analisadas.

Nota ainda para a liderança mundial da Université Paris-Saclay (França), “aliada” da U.Porto na European University Alliance for Global Health (EUGLOH), na área da Matemática,

Como foi feita a avaliação?

O ShanghaiRanking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022 foi feito com base em indicadores de produtividade científica e qualidade da investigação, como o número de publicações, as publicações editadas em revistas de grande impacto e o número de citações (com base nos bancos de dados Web of Science e InCites) associados às instituições no período entre 2016 e 2020.

Foram ainda valorizados critérios como colaboração internacional e os prémios académicos atribuídos ao corpo docente e de investigação (ver Metodologia).