Frei Geraldo Coelho Dias, nome religioso de José Amadeu Coelho Dias, historiador e professor aposentado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), faleceu esta quarta-feira, dia 25 de outubro, aos 89 anos de idade.

Reconhecido especialista em História das Religiões e em Civilizações Pré-clássicas, Frei Geraldo nasceu em Lordelo, Guimarães, a 17 de setembro de 1934, tendo professado como monge beneditino no Mosteiro de Singeverga (Santo Tirso), em 1951. Conclui a licenciatura em Teologia em Roma, no ano de 1960, regressando a Portugal para desempenhar a função de professor em diversos colégios religiosos do Norte do país.

Foi já aos 42 anos de idade, em 1976, que viria a inscrever-se na licenciatura em História da FLUP, tendo posteriormente assumido a docência universitária naquela mesma faculdade.

Enquanto docente e investigador, rapidamente se distinguiu no domínio das Civilizações Pré-Clássicas, realizando várias viagens de estudo de campo a Israel, Egito e outros países de Médio Oriente.

Doutorado em 1994 com a tese “Hebreus e Filisteus na terra de Canaã. Nos pródromos da questão palestiniana”, deixa também uma vasta obra histórica sobre temas ligados à Religião e Religiosidade Popular, Instituições Religiosas e Monásticas, com especial destaque especial para a história da Ordem de São Bento, à qual pertencia.

Despediu-se da docência em 2004, mas manteve sempre uma forte ligação à FLUP, tendo participado, já como professor aposentado, na criação do Instituto de História Moderna da Universidade do Porto, hoje integrado no Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da FLUP.

“Marcou várias gerações de estudantes”

O Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, já manifestou o seu pesar pelo “desaparecimento de um dos mais destacados professores da Universidade”.

“Frei Geraldo era detentor de uma cultura extraordinária e de um profundo conhecimento sobre as Civilizações Pré-Clássicas, que marcou várias gerações de estudantes da Faculdade de Letras da U.Porto”, salienta o Reitor.

O velório de Frei Geraldo Coelho Dias realiza-se no Mosteiro de Singeverga (Roriz, Santo Tirso), a partir das 10h00 desta sexta-feira, dia 27 de setembro, com o funeral a realizar-se às 15h30, no mesmo dia e local.