As arquitetas Leonor Sá Reis e Ana Beatriz Ruivo, mestres em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), foram distinguidos com as duas menções honrosas do Prémio Colégio de Património Arquitectónico 2023, atribuído pela Ordem dos Arquitectos (OA).

O júri do prémio – que foi presidido pelo arquiteto João Nuno Pernão (JNP) e incluiu também os arquitetos Elsa Duarte, Paulo Tormenta Pinto, João Vieira Caldas e Luís Miguel Correia atribuiu as duas menções honrosas, respectivamente, a Leonor Sá Reis – pela dissertação Na cadência do tempo. Programa e desenho para a fraga das Fontainhas, sob orientação das docentes  Carla Oliveira e Filipa Guerreiro – e a Ana Beatriz Ruivo, pela dissertação De pedras a lavadouros. Evolução no contexto português, sob orientação da Professora Ana Alves Costa.

Em comunicado divulgado esta Terça-feira, o júri salientou o “assinalável desenvolvimento na pesquisa e qualidade nos resultados” que caracterizam as duas dissertações.

A dissertação Na cadência do tempo. Programa e desenho para a fraga das Fontainhas, de Leonor Sá Reis, procura “abordar o tema da metamorfose da cidade e da arquitetura, com o objetivo de desenvolver uma estratégia de projeto que intervenha sobre um território complexo na cidade do Porto”. Para isso, dedica-se a estudar a Quinta da Fraga, na escarpa das Fontainhas, na cidade do Porto, um espaço que possibilita o “aprofundar do desenvolvimento da cidade através da análise da estratificação das várias ações humanas e, como tema para uma intervenção onde a história, a análise e o desenho são ferramentas de projeto.”

Já a dissertação De pedras a lavadouros. Evolução no contexto português, de Ana Beatriz Ruivo, propõe um contributo para a análise dos lavadouros públicos, estruturas históricas que “persistem tanto em contextos rurais como urbanos, pontuando os territórios em Portugal”, especialmente, no que diz respeito à sua evolução arquitetónica. O trabalho investiga “o espaço de lavadouro desde a sua condição de pedra solta até à atualidade, propondo uma reflexão sobre o seu futuro.”

O Prémio Colégio de Património Arquitectónico 2023 foi atribuído ao trabalho A Vista de Lisboa da Academia Nacional de Belas-Artes e o seu seguimento, da aluna do Instituto Superior Técnico, Laura Martins Guia.

Sobre o Prémio Colégio de Património Arquitectónico

Promovido e organizado pelo Colégio do Património Arquitectónico (CPA) da Ordem dos Arquitectos, o Prémio pretende incentivar a qualidade dos trabalhos de investigação, no âmbito de Mestrado, com incidência na salvaguarda e valorização do património arquitetónico português ou de origem portuguesa.

O galardão visa distinguir aqueles que possuam originalidade ou contribuam significativamente para o avanço do conhecimento na área, promovendo o seu reconhecimento público e o fortalecimento da relação do Colégio do Património Arquitectónico com a Academia.