O livro Arquitectura do Bacalhau & Outras Espécies, da autoria de André Tavares e Diego Inglez de Souza, investigadores da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), foi distinguido com o Prémio FAD, na categoria Pensamento e Crítica. Atribuídos anualmente pela associação cultural independente Arquinfad, os Prémios FAD são considerados os mais importantes prémios dedicados à arquitetura na Península Ibérica.

O júri desta categoria foi presidido por Anna Martínez Duran, acompanhada por Rafael Gómez-Moriana e Lluís Alexandre Casanovas Blanco. Na sua justificação, o júri destaca a “abordagem crítica e preocupação ambiental, ao explorar as inter-relações entre a arquitetura, o território, a tecnologia, bem como os aspectos sociais e políticos, a partir de um fenómeno aparentemente distante da arquitetura, como a pesca do bacalhau, da sardinha e de outras espécies, nos domínios de influência portuguesa.

Destaca ainda o júri “a sensibilidade com a qual os autores rastreiam, através da arquitetura e com recurso a documentos de arquivo e reproduções gráficas de elevada qualidade, a pressão que a ação humana tem exercido e continua a exercer sobre os ecossistemas, no momento em que somos mais conscientes do que nunca de sua fragilidade”.

Arquitectura do Bacalhau, publicado pela Dafne Editora, fixa a primeira etapa do projeto de investigação ‘Fishing Architecture‘, que teve início em 2017, com coordenação de André Tavares. O trabalho, atualmente em curso no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP, obteve um financiamento do European Research Council (ERC) de 2 milhões de euros, para o período de 2022 a 2027, por forma a expandir ao Atlântico Norte as hipóteses que este livro enuncia.

Para além do livro dos investigadores da FAUP, o Prémio FAP de Pensamento e Crítica 2023 distinguiu ainda a obra “España fea: El caos urbano, el mayor fracaso de la democracia”, do jornalista  espanhol Andrés Rubio.

Entre as obras finalsitas ao prémio estava também o livro Colónias Agrícolas, de Filipa de Castro Guerreiro, professora e investigadora da FAUP.

Esta obra decorre do trabalho desenvolvido no Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da FAUP, no contexto da tese de doutoramento ‘Colónias Agrícolas Portuguesas construídas pela Junta de Colonização Interna entre 1936 e 1960: a casa, o assentamento, o território’, desenvolvida por Filipa Castro Guerreiro sob orientação dos docentes  Sergio Fernandez, Marta Oliveira e Maria Manuel Oliveira.

Realizada no âmbito do Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP — PDA — opção de estudos B Arquitectura: Teoria Projecto História, a tese foi apresentada na FAUP a 23 de novembro de 2016 e arguida por Fernando Oliveira Baptista, Madalena Pinto da Silva, Sérgio Fernandez, Walter Rossa e Carlos Guimarães (presidente do Júri).

Os vencedores dos vários prémios FAD de Arquitectura, Arquitectura e Interiorismo, Internacionais e Pensamento e Crítica froam conhecidos no passado dia 19 de outubro. As obras selecionadas integram agora a exposição El mejor diseño del año, patente até 7 de janeiro de 2024, no Disseny Hub Barcelona .

Sobre os Prémios FAD

Atribuídos desde 1958 pela pela associação espanhola ArquinFad, os Prémios FAD (Fomento de las Artes y del Diseño) são considerados os mais antigos e importantes prémios dedicados à arquitetura ibérica.

Para além do Prémio FAD de Pensamento e Crítica e do Prémio FAD de Arquitetura e Interiorismo, a edição deste ano do galardão incluiu ainda a atribuição dos Prémios FAD Internacionais (destinados a  projetos internacionais, realizados por ateliers com sede em Espanha ou Portugal) e dos Prémios Habitácola (destinados a trabalhos da autoria de estudantes de arquitetura e desenho).

A cerimónia de entrega dos prémios e diplomas decorreu esta quinta-feira, 19 de outubro, no Auditório do edifício Disseny Hub, em Barcelona.

Mais informações aqui.