A identidade visual da República Portuguesa tem nova assinatura. O projeto foi desenvolvido pelo Studio Eduardo Aires, liderado pelo designer Eduardo Aires, Professor do Departamento de Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

Nesta nova identidade visual, a bandeira e a esfera armilar foram substituídas por uma versão mais estilizada, mantendo as cores verde, amarelo e vermelho, com dois retângulos interligados por um círculo e mantendo a marca de República Portuguesa.

As plataformas digitais do governo, nomeadamente o site institucional e as redes sociais da República Portuguesa (@gov_pt), já exibem a nova identidade gráfica.

O novo logotipo da República Portuguesa já se encontra aplicado nas plataformas digitais do Governo. (Imagem: DR)

Sobre Eduardo Aires

Natural do Ribatejo, Eduardo Aires (1963) formou-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) – antecessora da atual Faculdade de Belas Artes (FBAUP) – em 1987. Nesse mesmo ano, foi convidado para dar aulas na escola, atividade que mantém até à atualidade. Em 2016, tornou-se o primeiro doutorado em Design da Universidade do Porto, com uma tese na área do design editorial.

Com um trajeto longo como designer profissional, Eduardo Aires notabilizou-se no desenvolvimento de projetos – grande parte dos quais premiados – para entidades como a Câmara Municipal do Porto, Fundação Gulbenkian, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, o Esporão ou a Fundação de Serralves.

Entre os seus trabalhos mais (re)conhecidos, destaca-se a criação da atual identidade visual da cidade do Porto (Porto.), que lhe valeu a conquista de alguns dos mais importantes prémios de design do mundo, como o D&AD (Lápis 2014), dois European Design Awards 2014 (distinção “Ouro” e “Best of Show”) e i Graphis Design Award 2017 (distinção “Ouro”).

Já este ano, conquistou sete distinções nos prestigiados Graphis Design Awards 2024, atribuídos pela editora norte-americana Graphis.