A estudante Maria Inês Barros, finalista do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), garantiu, no último domingo, em Osijek, na Croácia, o apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, ao sagrar-se campeã europeia de Tiro com Armas de Caça (trap).

Numa prova que dominou do início ao fim, a atiradora portuguesa começou chegar ao grupo de seis finalistas na primeira posição, com 118 pratos nas cinco séries da qualificação. Liderança essa que manteria na final, onde bateu a italiana Silvana Stanco e a espanhola Fatima Galvez.

Apesar de ter vencido o seu primeiro título europeu, é o apuramento olímpico que mais orgulha a futura veterinária. “Para mim, as duas coisas são importantes, mas vou ser sincera: se ficasse em terceiro, em segundo ou mesmo em quarto lugar, eu, se tivesse a quota conquistada, já ficava feliz da minha vida, porque era esse o grande objetivo e o ouro só veio complementar tudo”, disse à agência Lusa.

O feito de Maria Inês Barros ganha uma dimensão ainda maior, considerando que será a primeira atiradora portuguesa a competir, a título individual, no maior evento desportivo do planeta. “É dizer que nós, mulheres, também estamos aqui. Acredito que isto ainda vai melhorar muito e vai melhorar a imagem do tiro como desporto de homens”, defende a atleta de 22 anos, natural de Penafiel.

Quanto a expectativas para Paris 2024, a estudante prefere, para já, “desfrutar” do momento. “Desde sempre, desde que comecei a atirar, que tenho os meus objetivos bem definidos para os Jogos, mas agora só quero mesmo é desfrutar de tudo o que aconteceu nesta prova”, confessa.

O apuramento de Maria Inês Barros para os Jogos Olímpicos culmina uma temporada brilhante, marcada pela conquista de duas medalhas de ouro em provas da Taça do Mundo, para além do 9.º lugar na prova de fosso olímpico dos Mundiais de Tiro. Antes, a estudante  já tinha conquistado uma medalha de prata em Baku, em 2022, ano em que foi terceira na final da Taça do Mundo, além de ter sido vice-campeã europeia de juniores, em 2021, na modalidade de Tiro aos Pratos.

Maria Inês Barros frequenta o 5.º – e último – ano do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária do ICBAS. (Foto: DR)

Com este apuramento, Portugal passa a ter 17 vagas asseguradas em Paris 2024. Entre os atletas apurados inclui-se o velejador Diogo Costa, antigo estudante de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que regressa aos Jogos Olímpicos depois da participação em Tóquio 2020.

Os Jogos da XXXIII Olimpíada realizam-se de 26 de julho a 11 de agosto do próximo ano, na capital francesa.