Os irmãos e velejadores Diogo e Pedro Costa, ambos antigos estudantes de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), garantiram na última sexta-feira o apuramento para a competição de Velaclasse 470 – dos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

O feito da dupla portuguesa foi alcançado durante os Mundiais da categoria, que terminaram este sábado, em Vilamoura (Algarve). Diogo e Pedro Costa terminaram a competição no segundo lugar, entre 76 equipas de 26 países, sagrando-se assim vice-campeões do mundo.

Com este resultado, Diogo Costa, de 24 anos, e Pedro Costa, de 26 anos, asseguram desde já última vaga em aberto para a competição de Vela (classe 470) nos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

Para além dos dois alumni da FEUP, Portugal estará ainda representado por outra dupla, mas na classe 49er.

OS dois irmãos celebraram o apuramento em Vilamoura, onde se sagraram vice-campeões mundiais de Vela na classe 470. (Foto: Federação Portuguesa de Vela)

Medalha é um sonho

O apuramento olímpico surge cinco anos depois de Diogo e Pedro Costa se terem sagrado campeões mundiais de Vela na classe 420, em San Remo. Na altura, e em entrevista ao Notícias U.Porto, os dois irmãos não escondiam a ambição: “ganhar uma medalha olímpica”.

Naturais do Porto, Diogo e Pedro Costa ingressaram no Mestrado Integrado em Engenharia Civil da FEUP em 2014 e 2015, respetivamente. Em representação da U.Porto, os dois irmãos sagraram-se campeões nacionais universitários de Vela em 2016. Um título que Pedro Costa voltou a conquistar em 2018.

Recorde-se que os Jogos Olímpicos Tóquio2020 foram adiados para 2021 devido à pandemia de covid-19. A pouco menos de quatro meses do arranque da competição – a decorrer de 23 de julho a 8 de agosto – Portugal tem já garantida a presença de 40 atletas. Entre eles incluem-se a ginasta Filipa Martins e a maratonista Carla Salomé Rocha, estudante e antiga estudante da Faculdade de Desporto da U.Porto (FADEUP), respetivamente.

Em 2016, Diogo e Pedro Costa (em baixo, ao centro) sagraram-se campeões nacionais universitários de Vela com as cores da U.Porto. (Foto: FADU)