A partir deste ano letivo, os estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP) vão poder participar em sessões assistidas por uma cadela certificada. A novidade resulta de uma parceria entre o Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) e a veterinária no ICBAS-UP, Luísa Guardão, com o objetivo de marcar a diferença na prevenção da saúde mental e do bem-estar dos estudantes.

Do outro lado da porta do GAE, os estudantes do ICBAS podem encontrar, já este ano letivo, não só uma das psicólogas do serviço, como também a cadela “Lola” – recentemente certificada para realizar intervenções assistidas por animais pela ÂNIMAS, em conjunto com a veterinária Luísa Guardão -, com a qual poderão contactar em sessões previamente agendadas.

A iniciativa responde a uma intenção do GAE em atuar de forma mais “preventiva do que remediativa” na saúde mental dos estudantes, e pretende ser pioneira na promoção do bem-estar através do contacto gratuito com um animal certificado. “Há evidência científica de que o contacto com animais é positivo a diversos níveis”, garante a responsável do GAE, Isabel Lourinho, adiantando que a ação poderá ter diversas vertentes, que podem ir de atividades menos estruturadas, “como permitir que a cadela contacte com os estudantes enquanto estudam”, a abordagens mais personalizadas. O objetivo é um só: promover o bem-estar dos estudantes do ICBAS.

Destinadas a um máximo de cinco participantes por sessão, as ações serão orientadas pela veterinária Luísa Guardão. Cada sessão terá a duração de 20 a 30 minutos e terá lugar nos dias 4 e 18 de outubro, 8 e 22 de novembro e 6 de dezembro às 10h00 e às 11h00. As inscrições deverão ser feitas junto do Gabinete de Apoio ao Estudante.

Depois da campanha digital de literacia em saúde “Mensalmente”, da Biofilia no campus e dos Banhos de Natureza, as sessões de intervenção com animais vão de encontro à aposta do GAE e do ICBAS na abordagem One Health, que reconhece a interligação entre a saúde humana, animal e do ambiente, e a importância da integração das mesmas na promoção do bem-estar.

A cadela Lola: do canil para a promoção da felicidade

Chama-se “Lola” e foi de colete vestido – sinal de que está a trabalhar – que se apresentou à plateia da receção aos novos estudantes do ICBAS para anunciar o serviço que passará a prestar à comunidade no ano letivo que agora inicia. E as palmas deram lugar a acenos silenciosos – para “não assustar a Lola” – enquanto a veterinária Luísa Guardão descrevia o processo de formação que conduziu à certificação do binómio “Lola-Luísa” para intervenção assistida por animais.

“Um percurso fabuloso”, nas palavras de Luísa Guardão, fruto de uma colaboração entre o ICBAS e o Centro de Recolha Oficial Animal de Gondomar, que se iniciou há três anos, e que hoje se reflete “numa mais-valia” para idosos, crianças, portadores de deficiência e, a partir de agora, também para os estudantes do ICBAS.

Resgatada de uma matilha em 2021, a “Lola” é hoje a primeira cadela do ICBAS certificada para ações de intervenção animal. Para além da ação terapêutica de intervenção com públicos específicos, tem desempenhado também um papel importante na sociabilização e treino de outros cães.

A ação junto dos estudantes do ICBAS terá, nas palavras de Luísa Guardão, um benefício inquestionável: “A intervenção com ajuda de um cão é sempre benéfica. O cão é um provedor emocional. É amor incondicional. Não julga, não critica. Ouve e aproxima as pessoas”, afirma.