O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  (ICBAS) e a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) vão desenvolver um projeto pioneiro que, tendo por base os princípios biofílicos e enquadrado no conceito One Health, pretende promover a saúde e o bem-estar da comunidade académica.

Este é um projeto que passa pela incorporação de elementos da natureza e suas representações no complexo ICBAS/FFUP (espaços interiores e exteriores), com o objetivo de influenciar, sistemicamente, a saúde e o bem-estar dos seus usuários.

Para o diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho, este projeto “é uma forma de materializar o conceito “One Health”, mas também de reforçar a nossa preocupação com o bem-estar de toda a comunidade”.

“É um projeto ambicioso que, através do design biofílico, trará ao complexo ICBAS/FFUP um novo ambiente e novos espaços almejando uma melhor relação da comunidade com o nosso espaço construído”, adianta o responsável.

Também Domingos Ferreira, diretor da FFUP, partilha da visão holística de saúde global, e reforça “o compromisso das instituições com o bem-estar das comunidades académicas”. Para o diretor da FFUP, “o projeto não só é ambicioso, como reforça a posição do Complexo ICBAS/FFUP como um polo inovador na promoção da saúde, do bem-estar e da integração com todas as áreas das ciências da vida”.

O que é a Biofilia?

A “Teoria da Biofilia” defende que o ser humano está biologicamente programado para se relacionar com sistemas vivos e que esta relação com a natureza é instrumental para o bem-estar e a saúde física e mental.

“Com este projeto, iremos avaliar o potencial do design biofílico enquanto ferramenta de intervenção no espaço académico visando a promoção de saúde e bem-estar”, como explica Karine Silva, investigadora no Departamento de Ciências do Comportamento do ICBAS e no ISPUP, e mentora do projeto científico.

“Apoiando-nos na Teoria da Biofilia, procuraremos criar espaços orgânicos numa paisagem árida, que promovam o relaxamento e a restauração psicológica, assim como estimulem a criatividade, a convivência e a partilha”, acrescenta.

Recorrendo a uma dinâmica participativa de “photovoice”, toda a comunidade ICBAS/FFUP será convidada a refletir sobre o conceito da Biofilia e a contribuir com sugestões para a implementação do mesmo no espaço construído ICBAS/FFUP.

As sugestões recolhidas serão sujeitas a uma análise especializada e multidisciplinar em contexto de “focus group”, e a intervenção resultante será sujeita a uma avaliação quanto ao seu impacto ao nível de um conjunto de parâmetros de saúde e bem-estar.

Karine Silva reforça a pertinência desta abordagem, no contexto pós-pandémico: “Recentemente, a pandemia por COVID-19 sublinhou de forma contundente a necessidade de uma reconfiguração da relação das pessoas com os espaços construídos, reforçando assim a potencialidade do design biofílico”:

Esta atividade é desenvolvida em parceria com o Gabinete de Apoio ao Estudante, Empregabilidade e Alumni. Segundo a coordenadora daquele organismo, Isabel Lourinho, a pandemia trouxe “um agravamento da saúde mental no contexto universitário”, motivo pelo qual “é urgente promover a literacia em saúde mental e desenvolver atividades multidisciplinares ao nível da prevenção e promoção do bem-estar”.

Este projeto, além de concretizar o conceito ‘One Health’, eleva assim o complexo ICBAS/FFUP a embaixador do design biofílico no contexto académico português, promovendo o seu reconhecimento no palco internacional enquanto agente ativo de promoção de saúde e bem-estar.