O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto deu, no passado dia 5 de setembro, as boas-vindas aos Novos Estudantes 2023/2024, com um programa diversificado que incluiu a Sessão Solene, várias sessões de esclarecimento sobre os cursos e estruturas de apoio da instituição e também da U.Porto, para além de uma série de atividades sociais promovidas pela Associação de Estudantes (AEICBAS).

Organizada pelo Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE), em estreita colaboração com o Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI) e AEICBAS, a receção aos novos estudantes procurou mostrar o que é ser ICBAS – “o tão famoso espírito das Biomédicas” – incentivar os novos estudantes a envolverem-se em atividades e experiências  para além do percurso académico e ainda a tomarem consciência das múltiplas trajetórias profissionais que têm pela frente.

“Este é o vosso tempo! Um tempo onde tudo é possível. É tempo de experimentarem, de brilharem, de errarem, de aprenderem, de descobrir e de se descobrirem. Por isso, quero dizer-vos quatro coisas que me parecem fundamentais e que são as bases desta escola: liberdade para serem o que quiserem, curiosidade e partilha como palavras de ordem, ensino e Investigação de excelência e sejam e vivam esta experiência de corpo inteiro”, exortou o diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho.

Este foi também o momento para o presidente do Centro Hospitalar Universitário de Santo António, Paulo Barbosa, felicitar os jovens pelo percurso que os trouxe ao ICBAS, reforçando que as “portas do hospital estarão sempre abertas”.

Também a presidente da AEICBAS, Mariana Almeida, aproveitou a ocasião para apresentar as várias atividades da Associação, desde congressos, a workshops, até à participação em grupos desportivos ou nas “míticas festas Flower Power, que tanto nos orgulham”.

Uma viagem pelo inconformismo e entrega de prémios académicos

Fazendo jus ao lema “Faz o teu Caminho”, a sessão solene contou ainda com a intervenção de Diogo Simão Lemos, alumnus do Mestrado Integrado em Medicina, que partilhou o seu percurso “fora da caixa”, que passou por várias experiências internacionais, ONG’s, pela Organização Mundial da Saúde.

“Sejam inconformados, se quiserem, sejam desobedientes, saiam da linha, mas sempre com um propósito”, desafiou Diogo Simão Lemos, destacando a importância de “nunca se resignarem” e de “saírem da zona de conforto”.

O Conselho Pedagógico do ICBAS esteve representado pela presidente, Salomé Gomes, e vice-presidente, Luís Mira Vieira, num momento especial onde foram entregues os Prémios Académicos 2021/2022, destinados aos melhores estudantes do ano letivo passado,.

A encerrar a Sessão Solene, o Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, saudou os recém estudantes do Ensino Superior, reforçando a importância de promover a sua inclusão:

“Promover a integração dos novos estudantes na Comunidade Académica é uma obrigação de todas as estruturas da Universidade do Porto, no quadro da sua missão institucional. Devem ser proporcionadas as melhores condições a quem inicia a sua vida universitária, o que pressupõe um processo proactivo de acolhimento, socialização e inclusão dos novos estudantes”, destacou o Reitor.

António de Sousa Pereira enalteceu ainda a transdisciplinaridade do ICBAS, assim como a “competência profissional e credibilidade científica” da instituição, que considerou uma mais valia para o futuro: “ao ingressarem no ICBAS, os novos estudantes passam a frequentar uma escola de referência nas Ciências da Vida e da Saúde, mas também uma instituição académica multidisciplinar e multiprofissional. Ou seja, uma instituição capaz de cruzar as Ciências da Vida e da Saúde com outras áreas do conhecimento, daqui resultando avanços científicos com relevância em variadíssimos domínios”.

Mobilidade, Mentoria e GAE

Mais uma vez, o ICBAS aproveitou esta ocasião para reforçar a importância dos programas de mobilidade e as múltiplas possibilidades neste âmbito, com a intervenção do responsável da Unidade de Mobilidade do Serviço de Relações Internacionais e de Mobilidade do ICBAS, Eduardo Rocha e ainda da estudante Inês da AEICBAS, Inês Loureiro, que apresentou os intercâmbios disponíveis para os estudantes no 1º ano.

Com o foco numa integração saudável e por inteiro, o programa de mentoria ICBAS-Mentoring foi apresentado pela docente Graça Lopes, que procurou incentivar a participação da comunidade estudantil,  reforçando a importância dos mentores para quem chega de novo ao ensino superior.

A fechar, a coordenadora do GAE, Isabel Lourinho, reforçou o propósito do gabinete em “de promover o bem-estar psicossocial da comunidade académica ICBAS, que desde logo foi um eixo estratégico prioritário para a direção da instituição”.

Para além das consultas de psicologia e psiquiatria gratuitas, das formações e da aposta literacia em saúde psicológica de modo digital, a responsável explicou como tem sido priorizada a prevenção e promoção da saúde psicológica numa abordagem One Health, de que são exemplo as intervenções biofílicas no complexo ICBAS-FFUP, os banhos de floresta e a partir deste ano letivo, da intervenção assistida por animais. “Ninguém pode estar bem se não gostar do seu local de trabalho, que no caso dos estudantes, é a faculdade!”, rematou.

Depois disso, os novos estudantes passaram a tarde a explorar o complexo ICBAS/FFUP, a saberem mais sobre os seus futuros cursos na perspetiva dos docentes e de estudantes, e a conhecer os novos colegas que farão deste caminho no Ensino Superior muito mais especial.