Francisco Galindo Rosales, professor auxiliar no Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador no Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte (CEFT), foi recentemente nomeado presidente da Sociedade Portuguesa de Reologia (SPR).

“É uma grande honra ter sido eleito como o presidente da SPR para este mandato. A responsabilidade é enorme e espero que a nossa equipa seja bem-sucedida e consiga atingir todos os objetivos definidos na nossa candidatura”, afirma o docente, que assume agora um cargo de preponderância no que toca ao panorama nacional desta área de estudo.

Dos dez membros que constituem os novos órgãos sociais da SPR, seis são docentes e investigadores da Faculdade de Engenharia. A Galindo Rosales juntam-se ainda Laura Campo Deaño (vice-presidente), Célio Fernandes (presidente de mesa), Luís Ferrás (1.º secretário), Alexandre Afonso (2.º secretário) e Fernando Tavares de Pinho (mandatário).

Na cerimónia de tomada de posse, que decorreu no Departamento de Engenharia Química da FEUP, a nova direção assumiu “o compromisso de dinamizar e aumentar o alcance da associação no âmbito social, académico e industrial”.

A reologia é a ciência que estuda a deformação e o escoamento dos materiais, sendo uma área do conhecimento que é utilizada em Portugal por uma vasta comunidade de cientistas e técnicos em diversos sectores do mundo académico e industrial.

A Sociedade Portuguesa de Reologia foi constituída em 1997 precisamente para aproximar e promover a interação entre os investigadores que se dedicam à investigação nos diversos ramos da área.

Sobre Francisco Galindo Rosales

Francisco Galindo Rosales doutorou-se em Mecatrónica na Universidade de Málaga em 2008. Antes de chegar a Portugal, foi investigador pós-doc na Katholieke Universiteit de Leuven e ainda na Universidade de Oxford. É investigador no CEFT/FEUP desde 2010, acumulando posteriormente o cargo de professor auxiliar no DEQ/FEUP.

Os seus interesses de investigação combinam reologia e microfluídica. Publicou 55 artigos com revisão por pares em revistas internacionais (índice h=19) e 100 comunicações em coautoria apresentadas em conferências internacionais. Nos últimos cinco anos, reuniu fundos no valor total de 1,3 milhões de euros como investigador principal, quer em concursos públicos competitivos quer em contratos com a indústria.

Atua igualmente na organização de conferências internacionais, como o Iberian Meeting on Rheology, a Annual European Rheology Conference e International Summer School in Complex Fluid-Flows in Microfluidics. Ao nível da transferência de conhecimento, desenvolveu seis protótipos e submeteu diversas patentes internacionais (9, das quais 2 foram concedidas). É ainda cofundador da empresa spin-Off Rheinforce.