O Núcleo de Talento e Carreira da Universidade do Porto, em parceria com a Fundação Amadeu Dias, organizou, durante o mês de julho, e pelo terceiro ano consecutivo, a UPgrade Career Summer School, uma iniciativa que deu aos estudantes e graduados da U.Porto a oportunidade de participarem em webinars gratuitos relacionados com a gestão de carreira.

Com o intuito de apoiar o desenvolvimento de uma atitude empreendedora e proativa na construção dos percursos profissionais dos estudantes e graduados, esta edição do UPgrade Career Summer School foi desenhada com base nas sugestões e contributos dos participantes das edições anteriores. A liderar as oito sessões realizadas esteve um painel de oradores e formadores convidados, com alumni U.Porto e representantes de entidades empregadoras.

Combinando palestras exploratórias, inspiracionais e motivacionais, com workshops práticos de maior duração, este programa procurou trazer à discussão temáticas e assuntos atuais do mercado de trabalho e do desenvolvimento pessoal e profissional.

Entre os temas em debate incluem-se: a importância crescente das competências transversais; as ferramentas que possibilitam um maior autoconhecimento; o bem-estar na vida pessoal/profissional; as transições de carreira; a construção de networking; a preparação para as entrevistas de seleção e negociação; a gestão financeira; e a liderança colaborativa.

A importância destes temas na vida pessoal e profissional dos jovens e o facto de terem sido dinamizados, na sua maioria, por alumni U.Porto com experiência nas áreas do desenvolvimento pessoal e profissional e na gestão de recursos humanos, contribuíram para um aumento significativo do número de participantes face às edições anteriores.

Para os mais de 200 inscritos e participantes nesta UPgrade Career Summer School , o evento foi “marcado por momentos de novas aprendizagens e por partilha de experiências” e “um momento onde perceberam que o processo de construção de carreira(s) não tem de ser solitário”.

Para mais informações sobre o evento, consultar a página de LinkedIn do Núcleo de Talento e Carreira da U.Porto.