Luísa Brandão, arquiteta, pintora e antiga professora da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), faleceu esta terça-feira, 29 de agosto, no Porto, aos 84 anos de idade.

Natural da Invicta, cidade onde nasceu a 27 de julho de 1939, Luísa Brandão completou o Curso de Complementar da Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) em 1964 e o Curso de Arquitetura na mesma Escola em 1978. Era ainda estudante quando integrou as brigadas técnicas do programa SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local, 1974/76), tendo participado no trabalho das Brigadas Técnicas do SAAL (1974/76) do Bairro do Leal e de S. Pedro da Cova.

Entre 1977 e 1980, colaborou no escritório do arquiteto Álvaro Siza, no qual trabalhou no desenho do projeto da Quinta da Malagueira. Nos anos seguintes. trabalhou na Universidade de Évora, onde executou vários projetos de beneficiação das instalações daquela instituição, e como colaboradora nos escritórios dos arquitetos Nasi Pereira e Virgínio Moutinho. Em nome próprio ou em colaboração com o arquiteto José Manuel Soares, desenvolveu vários projetos de arquitetura.

O percurso académico de Luísa Brandão reflete uma estreita ligação com o ensino de Desenho e de Projeto. Lecionou desenho no 1.º ano e 2.º ano do Curso de Arquitetura da ESBAP e da FAUP, Iniciação ao Projeto e Projeto 1 na FAUP, e no Departamento de Arquitetura de Viseu da FAUP. Foi também docente no curso de Arquitetura da Faculdade de Engenharia de Luanda, em regime de cooperação entre os Ministérios da Educação Português e Angolano, e no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Na década de 90 e início da década de 2000, lecionou na FAUP o curso livre ‘Desenhar/desenhando’, juntamente com José Grade.

Luísa Brandão tem uma obra notável no campo do desenho, ainda que pouco conhecida do grande, (Na foto: desenho realizado em 1991)

Como pintora, participou em exposições no Palácio Episcopal do Porto, Cooperativa Árvore, colaborou com diversas editoras, destacando-se a atividade como ilustradora de livros didáticos infantis, e executou vários trabalhos para projetos (como a Pintura Mural para as instalações da delegação da Caixa Económica Açoriana em Ponta Delgada).

Foi responsável pelo arranjo gráfico de todas as publicações da série ‘Textos Teóricos’ das edições do Curso de Arquitetura da ESBAP e de outras publicações da FAUP.

“Fez parte de uma geração que marcou profundamente o ensino da arquitetura”

Numa nota de pesar publicada online, a FAUP lamentou o falecimento de Luísa Brandão, lembrando que “fez parte de uma geração que marcou profundamente o ensino da arquitetura e contribuiu de forma indelével na sedimentação da «Escola do Porto»”.

Na mesma nota, a faculdade manifesta o desejo de “tornar visível” a “produção de desenho ímpar” de Luísa Brandão, referindo que a mesma é ainda “desconhecida junto de um público alargado”.

O funeral de Luísa Brandão realiza-se esta quarta-feira, 30 de agosto, às 15h00, no cemitério da Lapa, no Porto.