No dia 5 de setembro, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP) recebe os seus novos estudantes com um programa recheado de atividades que visam dar a conhecer as instalações, docentes e grupos académicos aos mais recentes membros da comunidade do ICBAS.

“Com as atividades de receção, pretendemos contribuir para uma melhor integração dos nossos estudantes. Este é um período de grandes mudanças na vida dos jovens, e no ICBAS procuramos garantir que a transição para o ensino superior é feita da melhor forma possível. Para isso organizámos várias atividades que procuram dar a conhecer as estruturas de apoio que temos disponíveis, bem como lhes permitem contactar desde logo com o espírito das Biomédicas”, apresenta a coordenadora do Gabinete de Apoio ao Estudante, Empregabilidade e Alumni (GAE), Isabel Lourinho.

Tendo como mote Faz o teu Caminho, o programa da Receção aos Novos Estudantes do ICBAS 2023/2024 contará, num primeiro momento, com a sessão solene e de boas-vindas. Segue-se a apresentação dos gabinetes de Relações Internacionais e de Mobilidade, Apoio ao Estudante e dos programa ICBAS Mentoring e de intervenção assistida por animais.

Da parte da tarde, várias atividades organizadas pela Associação de Estudantes do ICBAS (AEICBAS) prometem mostrar aos novos estudantes o verdadeiro espírito do Instituto, como frisa a presidente da AEICBAS, Mariana Almeida: “as atividades que organizamos para o dia da receção são cruciais e procuram dar a conhecer o complexo ICBAS/FFUP, bem como colocam os novos estudantes em contacto com as direções de curso e com estudantes mais velhos, a quem poderão recorrer para esclarecer dúvidas e desmistificar receios”.

O dia terminará com um quizz que visa “fomentar as relações entre estudantes desde o primeiro dia”.

A participação na Receção aos Novos Estudantes do ICBAS 2023/2024 é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia e obrigatória.