O Studio Eduardo Aires, liderado pelo designer Eduardo Aires, professor do Departamento de Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), foi recentemente reconhecido com sete distinções na mais recente edição dos prestigiados Graphis Design Awards, atribuídos pela editora Graphis, sediada em Nova Iorque (EUA).

Um dos projetos distinguidos, na categoria Editorial, e logo com a distinção máxima (“Platina”), foi a The Pop Collection, um trabalho realizado a pedido da Livraria Lello, que ao fim de 116 anos mudou, pela primeira vez, a sua logomarca, incluindo uma linha de merchandising e uma coleção de livros.

Eduardo Aires somou ainda dois prémios de “Ouro” nas categorias Branding e Food & Beverage, pela criação da nova identidade visual da Livraria Lello e das embalagens dos vinhos da Quinta do Adorigo, no Douro.

grafismo da Lionesa Business Hub, a nova identidade visual do Município de Mirandela, a nova imagem da Herdade da Melhadinha Nova e a identidade visual do “novo” Mercado do Bolhão foram os outros quatro trabalhos distinguidos pelo júro dos Graphis Design Awards 2024, todos eles com galardões de “Prata” na categoria Branding.

O projeto “The Pop Collection”, desenvolvido para a Livraria Lello, conquistou a distinção máxima (“Platina”) na categoria de design editorial.

Note-se que esta não é a primeira vez que Eduardo Aires vê reconhecido o seu trabalho com os prémios anuais da Graphis. No currículo do designer português contam-se agora 18 distinções, atribuídas desde 2011. Em 2022, foi um dos designers destacados na edição n.º 374 da Graphis Journal.

Fundada em 1944, a Graphis é uma editora de referência mundial que se dedica a avaliar, apresentar e promover os melhores projetos mundiais nos domínios do design, publicidade, fotografia e ilustração.

Ao longo de mais de 70 anos, a Graphis foi responsável pela edição e publicação da Graphis Magazine, considerada uma das revistas mais influentes do século XX nos campos do design gráfico e da comunicação visual. Em 2017, esta daria origem à Graphis Journal.

Sobre Eduardo Aires

Natural do Cartaxo, Eduardo Aires (1963)  formou-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) – antecessora da atual Faculdade de Belas Artes (FBAUP) – em 1989. Nesse mesmo ano, foi convidado para dar aulas na escola, atividade que mantém até à atualidade. Em 2016, tornou-se o primeiro doutorado em Design da FBAUP, com uma tese na área do design editorial.

Em paralelo com o percurso académico, Eduardo Aires tem também um longo trajeto como designer profissional. Fundador do ateliê White Studio, atual Studio Eduardo Aires, notabilizou-se no desenvolvimento de projetos – grande parte dos quais premiados – para entidades como a Fundação Gulbenkian, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, a Porto Editora ou a Fundação de Serralves.

Entre os seus trabalhos mais conhecidos destaca-se a criação da atual identidade visual da cidade do Porto (Porto.), que lhe valeu a conquista de alguns dos mais importantes prémios de design do mundo, como o D&AD (Lápis 2014), o Brandemia Award (Melhor Marca 2014), ED Awards 2014 (distinção “Ouro”) e Graphis Design Award 2017 (distinção “Ouro”).

Em 2018, foi galardoado com dois prémios de “Prata” no âmbito dos Pentawards 2018, considerados os mais prestigiados prémios mundiais na área do design de embalagem.