Studio Eduardo Aires, liderado pelo designer Eduardo Aires, professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), foi recentemente galardoado com dois prémios de “Prata” no âmbito dos Pentawards 2018, considerados os mais prestigiados prémios mundiais na área do design de embalagem.

A imagem da coleção de cuidados masculinos Musgo Real foi um dos projetos distinguidos. (Foto: DR)

Um dos projetos distinguidos foi o trabalho desenvolvido na imagem da coleção de cuidados masculinos Musgo Real, que recebeu um Pentaward na categoria «Luxury – Make-up, body care, beautyproducts».  No ano passado, o mesmo projeto já havia sido distinguido com a medalha de prata nos European Design Awards, e com o prémio Graphis Gold , promovido pela editora norte-americana Graphis.

Eduardo Aires recebeu ainda um Pentaward de prata na categoria «Luxury – Fine Wines and Champagne» pelo trabalho desenvolvido para a embalagem do vinho do Porto comemorativo do 325.º aniversário da Taylor’s (Taylor’s Fladgate Partnership).

A cerimónia de entrega dos Pentawards 2018 decorreu no passado dia 6 de setembro, no Solomon R. Guggenheim Museum, em Nova Iorque. Para além dos dois prémios de “Prata” atribuídos a Eduardo Aires, Portugal trouxe ainda dois prémios de “Ouro”, pela agência Omdesign e pela designer Rita Rivotti.

Sobre os Pentawards

Criada em 2007, a Pentawards é uma competição internacional exclusivamente dedicada ao design de embalagem e que tem como objetivo a promoção da atividade e dos seus criadores. Os vencedores são escolhidos pelo júri – composto por 12 designers e diretores de embalagem de grandes empresas – em função da pertinência criativa e da relevância comercial dos trabalhos apresentados, recebendo prémios em cinco escalões: bronze, prata, ouro, platina e diamante.