O professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) Armando Mansilha foi distinguido com o título de Membro Honorário da Hellenic Angiological Society. Esta é a primeira vez que um português é agraciado com esta distinção.

O título foi conferido ao professor da FMUP durante a 22.ª edição da Panhellenic Conference of Angiology, Vascular and Endovascular Surgery, que decorreu em junho, em Kos, na Grécia.

A cerimónia teve a participação de George Kopadis, presidente da Hellenic Angiological Society, e de Nikolaos Papantoniou, vice-presidente da International Hippocratic Foundation, entre outros responsáveis.

Armando Mansilha é professor catedrático convidado da FMUP e médico especialista do Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Centro Hospitalar Universitário de São João. Foi eleito presidente da Comissão Executiva da União Internacional de Angiologia para o biénio 2024-26.

Tem recebido vários prémios e distinções a nível mundial. Em 2019, foi reconhecido pela União Europeia de Médicos Especialistas (UEMS) com o título de European Rotation Training Centre in Phlebology – ERTCP – em Portugal, para a cirurgia de varizes. Já este ano havia sido distinguido como “Miembro Honorífico” português do Capítulo Espanhol de Flebologia e Linfologia (CEFyL) da Sociedade Espanhola de Angiologia e Cirurgia Vascular. Atualmente ocupa o cargo de secretário-geral da Section and Board of Vascular Surgery da UEMS.