Armando Mansilha, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), vai ser o novo presidente da União Internacional de Angiologia (IUA), um cargo que irá assumir a partir de 2024.

“Esta distinção representa uma afirmação e reconhecimento da Instituição, uma vez que a responsabilidade de gestão da IUA e a organização do evento estarão a cargo de elementos do Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular da FMUP”, revela Armando Mansilha.

Durante a reunião em que decorreu a eleição para o cargo, os especialistas internacionais escolheram ainda a cidade do Porto para acolher o congresso mundial da especialidade dentro de três anos.

“É nossa expectativa, nessa ocasião, organizar o maior evento mundial na área da Angiologia, Cirurgia Vascular e Endovascular, Flebologia, Linfologia, Biologia Vascular e Medicina Vascular”, adianta o professor da FMUP.

Fundada em 1950 com o objetivo de incentivar e divulgar o conhecimento científico em todo o campo da angiologia, a IUA é constituída por sociedades científicas de todos os continentes, num total de 73 países representados.

Sobre Armando Mansilha

Formado na Faculdade de Medicina da U.Porto, instituição onde completou licenciatura (1992), doutoramento (2005) e, mais tarde, as provas de agregação (2016), Armando Mansilha concilia a atividade enquanto médico especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular no Centro Hospitalar Universitário de São João com a de professor catedrático convidado da FMUP.

Além de integrar vários consórcios científicos, destaca-se também pela vertente de investigação, na qual contabiliza centenas de publicações em revistas indexadas e livros e a participação em mais de 900 palestras, conferências, comunicações e mesas de discussão como orador convidado.

Ao longo da carreia, Armando Mansilha tem sido galardoado com diversos prémios e bolsas científicas nacionais e internacionais, como é o exemplo da distinção atribuída pela União Europeia de Médicos Especialistas.