Armando Mansilha, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e médico especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, foi distinguido como “Miembro Honorífico” no 30.º Congresso Nacional do Capítulo Espanhol de Flebologia e Linfologia (CEFyL), que decorreu entre os dias 26 e 28 de abril, em Vigo.

Com esta conquista, o docente da FMUP torna-se no primeiro português a ser distinguido pelo CEFyL, organismo criado em 1993, pela Sociedade Espanhola de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Vale a pena recordar que esta não é a primeira distinção conquistada por Armando Mansilha. Em 2019, o médico e professor da FMUP foi reconhecido pela União Europeia de Médicos Especialistas (UEMS) com o título de European Rotation Training Centre in Phlebology – ERTCP – em Portugal, para a cirurgia de varizes, tornando-se no primeiro especialista nacional a poder receber e formar médicos estrangeiros na área da Flebologia.

Além das várias distinções, Armando Mansilha ocupa, atualmente, o cargo de secretário-geral da Section and Board of Vascular Surgery da UEMS.

Sobre Armando Mansilha

Formado na Faculdade de Medicina da U.Porto, instituição onde completou licenciatura (1992), doutoramento (2005) e, mais tarde, as provas de agregação (2016), Armando Mansilha concilia a atividade enquanto médico especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular no Centro Hospitalar Universitário de São João com a de professor catedrático convidado da FMUP.

Além de integrar vários consórcios científicos, destaca-se também pela vertente de investigação, na qual contabiliza centenas de publicações em revistas indexadas e livros e a participação em mais de 900 palestras, conferências, comunicações e mesas de discussão como orador convidado.