Os estudantes Mariana Almeida e Sousa e Rafael Vieira Gonçalves da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) alcançaram o segundo lugar no 18.º International Saint-Gobain Architecture Student Contest, no qual participaram cerca de 1300 estudantes de arquitetura de 30 países.

O projeto “The Contemporary Pombalina House“, que contou ainda com o contributo da professora Clara Vale, baseou-se no modelo de uma casa pombalina, utilizando materiais Saint-Gobain com baixas emissões de CO2 para responder aos critérios de sustentabilidade exigidos. “A ideia era desenhar um projeto que pudesse ser utilizado como exemplo para outros projetos em Lisboa“, explicam os estudantes na descrição do ‘The Contemporary Pombalina House’.

A proposta desenvolvida remete para um compromisso entre a história, o património cultural da cidade lisboeta e a contemporaneidade, assim como para os valores de saúde, bem-estar e baixo impacto ambiental, “numa combinação entre construção leve, urbanismo, desenvolvimento sustentável e a história de Lisboa“, de acordo com a equipa.

A edição 2023 do International Saint-Gobain Architecture Student Contest decorreu em Lisboa, pelo que o desafio que foi colocado aos participantes deste ano tinha como premissa a conceção de um projeto arquitetónico a ser incluído no Plano de Pormenor do Aterro da Boavista, um terreno que atualmente acolhe diversos serviços da Câmara Municipal de Lisboa e que pretende ser revitalizado.

Recorde-se que o projeto de Mariana Almeida e Rafael Vieria Gonçalves já tinha vencido a etapa nacional do concurso de Estudantes de Arquitetura Saint-Gobain. Para além da representação nacional na fase internacional do Concurso, a equipa foi premiada com uma viagem a Paris que inclui uma visita à Torre Saint-Gobain, sede do Grupo e ao Museu Cité de l’architecture et du patrimoine, para além da publicação do projeto em meio de divulgação de arquitetura.

O primeiro prémio foi atribuído ao projecto ‘Green Wave’, da autoria de Se Kwang Kim, Hyemin Na e Iana Kim, estudantes da Korea University (Coreia do Sul), enquanto o terceiro prémio distinguiu o projeto de estudantes da Universidade Iberoamericana (México), intitulado ‘The Warehouse’. Foi ainda atribuído um prémio especial aos estudantes da Universidad Pontificia Bolivariana (Colômbia) e o Prémio dos Estudantes, eleito diretamente pelos participantes, distinguiu os estudantes Wrocław University of Science and Technology (Polónia).

Com a exceção deste Prémio dos Estudantes, a seleção da equipa vencedora e a atribuição dos restantes prémios foi realizada por um Júri Internacional. A próxima edição do concurso irá realizar-se em 2024, na capital finlandesa de Helsínquia.