O projeto ‘The Contemporary Pombalina House’, de Mariana Sousa e Rafael Gonçalves, estudantes do Mestrado Integrado em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), venceu a etapa portuguesa do “International Saint-Gobain Architecture Student Contest” e vai representar Portugal na fase internacional da 18.ª edição do concurso, que terá lugar em junho, na cidade de Lisboa.

A dupla de futuros arquitetos desenvolveu o projeto premiado com o contributo da docente Clara Vale, a partir do modelo de uma casa pombalina, e utilizando materiais Saint-Gobain com baixas emissões de CO2 para responder aos critérios de sustentabilidade exigidos.

Para além da representação nacional na Fase Internacional do Concurso, Mariana Sousa e Rafael Gonçalves foram premiados com uma viagem a Paris, a qual inclui uma visita à Torre Saint-Gobain, sede do Grupo e ao Museu Cité de l’architecture et du patrimoine, para além da publicação do projeto em meio de divulgação de arquitetura. 

Este ano foi ainda selecionado pelo público o projeto ‘Oasis in Lisboa’ de Joana Teles, estudante da Escola de Arquite​tura, Arte e Design da Universidade do Minho, que previa a criação de vários espaços verdes no território, com a preocupação de manter o comércio local no espaço público.

O painel de júris, composto por especialistas nas áreas que a iniciativa engloba, contou com a participação do arquiteto João Santa-Rita, do Atelier Santa-Rita e Associados, do biólogo Tiago Carrilho, do Business Council for Sustainable Development, do arquiteto Gil Silva, Passive House Designer, e da arquiteta Jéssica Barreto, da Saint-Gobain Portugal.

Sobre o concurso

A iniciativa promovida pela multinacional francesa Saint-Gobain propõe aos concorrentes – estudantes de arquitetura de todo o mundo – a realização de um projeto arquitetónico alicerçado na sustentabilidade e na economia circular.

A proposta vencedora da fase internacional será conhecida no dia 28 de junho, em Lisboa e receberá um prémio monetário, para além da publicação em meios especializados de arquitetura.

A seleção será feita por um Júri Internacional, assim como a atribuição de outros prémios secundários, para os quais haverá também o contributo do universo dos estudantes finalistas participantes.

Recorde-se que, em 2022, os estudantes da FAUP Adriana Pinto e Inês Matos também venceram a fase nacional do concurso, com o projeto ‘The Green Community’. Esta seria igualmente a primeira dupla portuguesa a representar o país na etapa final do Concurso de Estudantes de Arquitetura Saint-Gobain que decorreu entre os dias 8 e 10 de junho, em Varsóvia.