A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), em parceria com a Faculdade de Farmácia (FFUP) e com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), vai lançar, já no próximo ano letivo 2023/24, a nova licenciatura em Bioinformática, um curso interdisciplinar na interface das revoluções atuais da Biologia e da Ciência de Computadores.

Financiado ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), este curso pretende formar futuros analistas de dados biológicos e biomédicos de larga escala.

Com uma forte aposta  na especialização em Bioinformática e Biologia Computacional, o curso, que terá 25 vagas no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2023/2024, conta com uma forte estrutura curricular para que os estudantes adquiram conhecimentos e competências transversais à bioquímica e biologia, matemática, ciências de computação, inteligência artificial e ciência de dados.

“Envolve o desenvolvimento e a aplicação de algoritmos e ferramentas computacionais, nomeadamente de inteligência artificial e machine learning, para organizar, analisar e extrair informações relevantes de grandes conjuntos de dados biológicos, contribuindo para avanços em áreas como a genómica e outras ómicas, genética, biologia de sistemas, patologia, ecologia, evolução, epidemiologia, entre outras”, detalha Pedro G. Ferreira, diretor interino da licenciatura, docente da FCUP e investigador no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência.

As saídas profissionais incluem atividades científico-tecnológicas em Laboratórios de Instituições de Saúde (p.ex. centros hospitalares, institutos de saúde pública) e de Investigação e Desenvolvimento em farmacêuticas, centros de diagnóstico ou empresas de software.

A Licenciatura em Bioinformática resulta de uma estratégia conjunta da FCUP (sede do curso), com a FFUP e o ICBAS, em estreita parceria com o Centro Hospitalar Universitário de Santo António (Porto) e com um conjunto de centros de investigação e empresas.

Mais um passo num caminho ambicioso

Com a nova licenciatura em Bioinformática, sobe para quatro o número de licenciaturas criadas de raiz ao abrigo do Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto, o ambicioso programa apoiado pelo PRR que  espera atrair mais de 9.500 novos estudantes para a Universidade do Porto até junho de 2026.

No Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) 2022/2023, abriram candidaturas, pela primeira vez, as licenciaturas em DesenhoLiteratura e Estudos Interartes e Matemática Aplicada .

O mesmo programa prevê ainda o aumento do número de vagas nas licenciaturas em Engenharia Agronómica e em Inteligência Artificial e Ciência de Dados, bem como o reforço de vagas em ciclos de estudos das áreas STEAM classificados com índice de excelência.