O subfinanciamento do ensino superior, o envelhecimento do corpo docente, a precariedade dos contratos de investigação e a baixa mobilidade são alguns dos “Desafios da Ciência no Ensino Superior em Portugal” que vão estar em discussão no próximo dia 12 de julho, quarta-feira, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) Marcado para as às 16h30, o debate e contará com a participação de Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O futuro da ciência e do ensino superior em Portugal é o tema em destaque numa iniciativa que promete mobilizar órgãos de governo da U.Porto, investigadores de várias áreas científicas e representantes de centros de investigação. O objetivo é analisar e discutir os desafios que, atualmente, se colocam às instituições de ensino superior enquanto agentes produtores de conhecimento.

A abertura da sessão estará a cargo do Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, e do Diretor da FPCEUP, Pedro Nobre. Intervenções que antecedem a a mesa redonda que dará arranque ao debate, moderada pelo Vice-reitor da U.Porto responsável pelo pelouro da Investigação e Inovação, Pedro Rodrigues.

Esta mesa redonda contará com as intervenções de: Alessandra Souza, investigadora da área de Psicologia na FPCEUP; de Henrique Barros, Diretor do ISPUP e docente da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP); de José Meirinhos, Diretor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras (FLUP); e de Nuno Cardoso Santos, do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências (FCUP).

Terminado o debate, as reflexões finais serão conduzidas por Amélia Veiga, Sub-diretora da FPCEUP, e pelas diretoras dos dois centros de investigação da FPCEUP: Isabel Menezes, do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), e Paula Mena Matos, do Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP).

Por fim, caberá à Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, a realização da conferência de encerramento da sessão, que marca igualmente o encerramento das comemorações do 42.º aniversário da FPCEUP.

O debate “Desafios da Ciência no Ensino Superior em Portugal” irá decorrer no Auditório 1 da FPCEUP e tem entrada gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.