O Presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), Henrique Barros, foi eleito Presidente da Associação de Escolas de Saúde Pública da Região Europeia (ASPHER), cargo para o qual iniciará funções a partir do próximo ano de 2024.

A eleição do também professor da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP) foi anunciada esta quarta-feira, 3 de maio, em Roma, na Assembleia Geral da ASPHER, que decorre em simultâneo e como parte integrante do 17.º Congresso Mundial de Saúde Pública.

O mote escolhido para este 17.º Congresso Mundial de Saúde Pública 2023 é “Um mundo em turbulência: oportunidades para nos focarmos na Saúde Pública” que, de acordo com os organizadores, reforça “o compromisso da comunidade da saúde global para promover a equidade e construir um futuro mais sustentável e justo”.

A eleição de Henrique Barros contou com a presença do atual Presidente da ASPHER, Carlo Signorelli, e do seu Diretor Executivo, Robert Otok. (Foto: DR)

Melhor e proteger a Saúde Pública

Aos 66 anos, o professor e investigador da U.Porto prepara-se assim para assumir o cargo mais elevado da direção da ASPHER, uma organização europeia independente que se dedica a melhorar e a proteger a saúde pública, investindo na educação e formação de profissionais de saúde pública, tanto para a prática quanto para a investigação.

A ASPHER é composta por diversas instituições, espalhadas um pouco por toda a União Europeia e, mais amplamente, na região europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS), que se preocupam coletivamente com a educação, formação e profissionalismo daqueles que trabalham em saúde pública.

Entre os principais objetivos da organização destaca-se o apoio às escolas associadas no cumprimento das suas missões de educação, formação, investigação científica e serviço.

São ainda competências da ASPHER: desenvolver modelos de educação e formação em saúde pública em todos os níveis académicos e profissionais e a articular a educação e a formação com a saúde da população, os sistemas e os serviços de saúde; promover processos estruturados de partilha de modelos de inovação e boas práticas em saúde pública baseados na evidência; e construir alianças com outros programas e organizações cuja missão seja melhorar a saúde pública.

Sobre Henrique Barros

Natural do Porto, onde nasceu em 1957, Henrique Barros licenciou-se em Medicina em 1981 e é Professor Catedrático da FMUP desde 1999. Em 1991, adquiriu o título de assistente hospitalar de Gastrenterologia, tendo-se doutorado com uma investigação epidemiológica sobre hepatites víricas.

Trabalhou na criação dos mestrados de saúde pública, epidemiologia, educação para a saúde e sociologia e saúde e dos programas de doutoramento em saúde pública da Universidade do Porto e em Saúde Pública Global.

A nível científico, tem desenvolvido trabalho de investigação em projetos nacionais e internacionais, em áreas como a epidemiologia clínica e perinatal, as doenças cardiovasculares, infeciosas e o cancro, trabalho esse que deu origem a centenas de publicações científicas internacionais.

Henrique Barros foi também responsável pelo desenho e implementação de três coortes de base populacional portuguesa, em curso, que seguem adultos (EPiPorto), adolescentes (EPITeen) e recém-nascidos (Geração21).

Em paralelo com a atividade docente e científica, foi coordenador do programa nacional para a infeção VIH/Sida de 2005 a 2011 e Presidente da Associação Portuguesa de Epidemiologia (2013-2015) e da IEA – International Epidemiological Association (2017-2021).

EM 2018, assumiu a presidência do Conselho Nacional de Saúde, cargo que desempenhou até 2023.