Um palco, um carro. No próximo dia 11 de julho, ao cair do pano, será desvendado o novo protótipo de carro elétrico de corrida totalmente construído por estudantes da Formula Student (FS) FEUP.

O “Rollout 2023”, assim se designa a sessão de apresentação do novo protótipo, vai juntar cerca de 300 pessoas na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e deverá contar com uma forte adesão por parte dos 50 patrocinadores do projeto, que assim vão ter a oportunidade de conhecer, em primeira mão, o carro de competição que fará a sua estreia absoluta na mítica pista de Silverstone, no Reino Unido, no final de julho.

A equipa, atualmente composta apenas por estudantes da FEUP, não poderia estar mais orgulhosa: “O protótipo representa a conclusão de todos os processos de manufatura e assemblagem dos vários subsistemas, resultado de um longo trabalho realizado pelos nossos estudantes nestes últimos dois anos”, revela Tiago Teixeira, finalista do Mestrado em Engenharia Mecânica e responsável de marketing do projeto.

O entusiasmo é grande dentro da equipa, com a promessa de um Verão diferente e que não será de férias para os cerca de 20 estudantes que rumam à Formula Student UK para integrar a prova “Electric Vehicle Category”.

Ainda em Silverstone, a equipa da FEUP vai participar pela primeira vez na categoria “Dynamic Driving Task”, que avalia e testa o software desenvolvido pelos estudantes num veículo conduzido de forma autónoma.

A equipa da Formula Student (FS) FEUP é composta por cerca de 50 estudantes da Faculdade de Engenharia. (Foto: FEUP)

“A partir de um chassis, grupo motor e acessórios básicos de funcionamento, fornecidos pela organização da prova, este carro vai ser instrumentado pela equipa AI com um sistema programado para navegar autonomamente, realizando um conjunto de provas dinâmicas adaptadas a esta tecnologia”, revela Luís Galamba Carvalho, professor no Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP e Faculty Advisor da FS FEUP.

Dois anos de trabalho árduo

A verdade é que desde muito cedo se percebeu que este era um projeto promissor. O esforço e dedicação dos estudantes foi premiado em 2022, altura em que participaram pela primeira vez numa prova internacional. O desenvolvimento do conceito e design do veículo estava validado com o primeiro lugar na classe de conceito na FS UK 2022, e um 2ª lugar, semanas depois, na Formula SAE Italy 2022.

Os lugares de pódio deram um impulso importante à equipa que a partir daí não mais parou, tendo passado à construção do seu primeiro protótipo, desenhado para uma ótima relação performance-custo. Com um chassis tubular, sem estruturas aerodinâmicas avançadas, totaliza 270 kg de peso, que se movem graças ao motor que pode atingir 80kW de potência, alimentado pelo acumulador elétrico de 8kWh, cujas células foram fornecidas pela Tesla como parte do seu patrocínio.

“Fiel ao seu projeto, o carro é o reflexo da aprendizagem e domínio de cada um dos seus membros. Atinge claramente os objetivos estabelecidos, coloca-se confortavelmente no patamar de performance pretendido e nele está depositada a serena confiança dos seus criadores. A equipa, com uma dedicação à prova de bala, merece reconhecimento pelo excelente trabalho!”, felicita Luís Galamba Carvalho.

Depois de Silverstone, a “tour” pelas provas internacionais continua com a 1.ª edição internacional da Formula Student Portugal, a decorrer em agosto no Circuito de Castelo Branco. A época termina na Formula Student Germany, a mais importante competição da área, onde apenas 40 equipas a nível mundial têm oportunidade de participar.

O “Rollout 2023” vai ter lugar no Auditório José Marques dos Santos, a partir das 17h00.