A Universidade do Porto foi a instituição com o maior número de participantes na 3.ª edição do Reading Summit (ReadS), um Concurso de Leitura e Escrita destinado aos estudantes das instituição de Ensino Superior público em Portugal e cuja sessão final terá lugar na Reitoria da U.Porto, na tarde desta terça-feira, dia 4 de julho.

Organizado pelo Plano Nacional de Leitura, o concurso tem como propósito “ativar o gosto, a imaginação e a felicidade que advêm dos livros e da literatura, aumentar a exposição à leitura para ler e escrever melhor e convidar à descoberta da liberdade, do mundo e dos outros através da voz prazerosa das palavras e dos textos”.

Para participar, os concorrentes ao ReadS tiveram que eleger um livro, de entre a lista de propostas de leitura, e elaborar um texto verbal ou multimodal, tendo por base o livro escolhido.

Dos 48 estudantes de todo o país que aceitaram o desafio, 20 são  estudantes da U.Porto, incluindo nove da Faculdade de Engenharia (FEUP), sete da Faculdade de Ciências (FCUP) e quatro da Faculdade de Letras (FLUP). Destes, sete marcarão presença entre os 13 finalistas que vão estar na sessão final do Reads 2023.

Entrega de prémios na Reitoria

Com início marcado para as 14h30, no Salão Nobre da Reitoria, a cerimónia de entrega dos três prémios a concurso contará com a participação do Vice-Reitor da U.Porto, José Castro Lopes, e da Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027, Regina Duarte, aos quais caberá abrir a sessão.

O programa do evento inclui também uma mesa redonda moderada pelo investigador Carlos Carreto, uma sessão sobre ler literatura com o escritor e cientista Nuno Camarneiro, e um momento performativo.

A entrada é gratuita e não necessita de inscrição prévia.