É já no próximo ano que Maria Eugénia Macedo, professora do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), completa 40 anos de doutoramento. Para assinalar a data, a prestigiada revista Journal of Chemical & Engineering Data (JCED), da American Chemical Society, vai preparar uma edição especial, a ser publicada no verão de 2024, que reconhece as suas contribuições científicas significativas para o avanço da área de termodinâmica de misturas.

A também investigadora no Laboratório de Processos de Separação e Reação – Laboratório de Catálise e Materiais (LSRE-LCM), integrado no Associate Laboratory in Chemical Engineering (ALiCE), avança que “foi com uma enorme satisfação que recebi o convite do Professor Ilja Siepmann, Editor-in-Chief do JCED, para a publicação de uma edição especial desta revista internacional. Considero um reconhecimento do trabalho durante estes anos de carreira e agradeço a todos os colaboradores que contribuíram para o enorme sucesso e reconhecimento internacional do Grupo de Termodinâmica do LSRE-LCM”.

Entre as contribuições de Maria Eugénia Macedo em termos de investigação científica, destaca-se a medição experimental e modelação termodinâmica de propriedades termofísicas e equilíbrio de fases. A docente e investigadora da FEUP tem atuado no estabelecimento de novas metodologias para a determinação experimental de equilíbrios de fases e no desenvolvimento de novos modelos para a correlação e previsão de propriedades termodinâmicas, de transporte e equilíbrio de fases.

O Journal of Chemical & Engineering Data tem vindo a publicar diversas edições especiais dedicadas a temas relevantes na área da Engenharia Química, assim como a investigadores que ao longo da sua carreira tenham dado contribuições de relevo na temática em que desenvolvem as suas atividades de investigação.

A submissão de manuscritos para esta próxima edição está aberta até 1 de dezembro de 2023, com foco na área da medição/modelação de propriedades termofísicas e equilíbrio de fases.

Sobre Maria Eugénia Macedo

Natural de Leiria, Maria Eugénia Macedo licenciou-se em Engenharia Química na FEUP e ingressou no Departamento de Engenharia Química como assistente em 1978. Em 1980, começou os seus estudos de pós-graduação na Universidade Técnica da Dinamarca (DTU), em Copenhaga. Em 1984, obteve o grau de Doutorada em Termodinâmica da Engenharia Química pela FEUP.

Autora de mais de 220 artigos científicos e com um índice h de 49 (Scopus), tem desenvolvido a sua carreira académica e de investigação na FEUP, onde, em julho de 1999, obteve a agregação em engenharia química.

Maria Eugénia Macedo é delegada portuguesa no Working Party on Thermodynamics and Transport Properties da Federação Europeia de Engenharia Química (EFCE) desde a sua criação em 2007 e é, desde 2011, a Presidente do Comité Internacional do European Symposium on Applied Thermodynamics (ESAT).