O biólogo Nuno Ferrand de Almeida, professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e diretor do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos e do Laboratório Associado InBIO – Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva, foi condecorado, esta sexta-feira, com as insígnias de cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra de França, atribuídas pela embaixada de França em Portugal.

Na origem da condecoração – a mais alta atribuída pelo estado francês e reservada a militares ou civis que se destaquem pelos seus méritos excecionais adquiridos ao serviço da nação – está a longa ligação que Nuno Ferrand de Almeida tem mantido com instituições francesas, nomeadamente através do CIBIO, organismo que dirige há mais de duas décadas e que ajudou a afirmar como um dos mais reconhecidos centros de investigação europeus no domínio da biodiversidade.

Para esse crescimento contribuiu, por exemplo, a colaboração intensa com a Universidade de Montpellier – considerada uma das melhores universidades do mundo na área da ecologia e evolução –  nos campos da biodiversidade e biologia evolutiva. Uma ligação iniciada em 2003 e que tem a sua maior principal expressão no projeto europeu BIOPOLIS, a que corresponde o maior financiamento alguma vez atribuído a um centro de investigação em Portugal.

À ligação entre o CIBIO e a Universidade de Montpellier deve-se igualmente a entrada da U.Porto no consórcio MUSE (“Montpellier University of Excellence”), que ambiciona instalar naquela cidade francesa um polo de investigação de excelência mundial nos domínios da agricultura, alimentação, ambiente e saúde.

Uma referência na promoção da cultura científica

Em paralelo com a docência – é Professor Catedrático no departamento de Biologia da FCUP – e investigação, Nuno Ferrand  foi diretor do Museu de História Natural da U.Porto entre 2010 e 2015, tendo sido responsável por trazer para o Porto a exposição A Evolução de Darwin, integrada nas celebrações do Centenário da U.Porto.

Em 2015, fundou o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), do qual faz parte a Galeria de Biodiversidade – Centro Ciência Viva, inaugurada em junho de 2017, em parceria com a Agência Ciência Viva. É também o responsável pela cátedra “Life on Land”, atribuída pela UNESCO à Universidade do Porto em 2017.

Ainda no domínio da divulgação científica, criou As Novas Viagens Philosophicas , uma série exibida pela RTP 1 em 2021 e que mostra a investigação realizada pelo CIBIO em diferentes continentes. Lançou também a editora Arte e Ciência, destinada a publicar os melhores livros de divulgação de ciência em Portugal.

Em 2022, Nuno Ferrand foi uma das personalidades da U.Porto distinguidas com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, atribuída pela Câmara Municipal do Porto. Nesse mesmo ano, foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva 2022, “pela sua ação notável na promoção da cultura científica enquanto professor, investigador e divulgador nas áreas da Biodiversidade e da Biologia Evolutiva”.