O biólogo Nuno Ferrand, professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e diretor do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos e do Laboratório Associado InBIO – Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva, é o vencedor do Grande Prémio Ciência Viva 2022, que será entregue no Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro).

Em comunicado, a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica justifica a escolha de Nuno Ferrand “pela sua ação notável na promoção da cultura científica enquanto professor, investigador e divulgador nas áreas da Biodiversidade e da Biologia Evolutiva”.

Professor catedrático no departamento de Biologia da FCUP, Nuno Ferrand tem-se destacado na liderança do CIBIO, organismo que dirige há mais de duas décadas e que ajudou a afirmar como um dos mais reconhecidos centros de investigação europeus no domínio da biodiversidade. Foi nessa qualidade que estabeleceu os TwinLabs , uma rede de laboratórios colaborativos em países africanos, para promover a capacitação e formação avançada de recursos humanos em ciência e tecnologia e a transferência de conhecimento. Desse trabalho resultou por sua vez a cátedra “Life on Land”, atribuída pela UNESCO à Universidade do Porto em 2017 .

Nuno Ferrand é também o responsável pelo projeto europeu BIOPOLIS, associado ao maior financiamento alguma vez atribuído a um centro de investigação em Portugal.

Em paralelo com a docência e investigação, Nuno Ferrand  foi diretor do Museu de História Natural da U.Porto entre 2010 e 2015, tendo sido responsável por trazer para o Porto a exposição A Evolução de Darwin, integrada nas celebrações do Centenário da U.Porto. Em 2015, fundou o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), do qual faz parte a Galeria de Biodiversidade – Centro Ciência Viva, inaugurada em junho de 2017, em parceria com a Agência Ciência Viva.

Ainda no domínio da divulgação científica, criou As Novas Viagens Philosophicas , uma série exibida pela RTP 1 em 2021 e que mostra a investigação realizada pelo CIBIO em diferentes continentes. Lançou também a editora Arte e Ciência, destinada a publicar os melhores livros de divulgação de ciência em Portugal.

Já este ano, foi uma das personalidades da U.Porto distinguidas com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, atribuída pela Câmara Municipal do Porto.

Nuno Ferrand dirigiu o Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto entre 2015 e 2019. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Sobre os Prémios Ciência Viva

Os Prémios Ciência Viva são concedidos “a personalidades e instituições que se destacam pelo seu mérito excepcional na promoção da cultura científica em Portugal, de acordo com uma selecção feita pelos representantes das instituições científicas associadas da Agência Ciência Viva”.

Para além de Nuno Ferrand – que sucede aos também investigadores da U.Porto Manuel Sobrinho Simões, Teresa Lago e Alexandre Quintanilha entre os vencedores do Grande Prémio Ciência Viva -, a edição deste ano dos galardões vai também premiar o físico Pedro Abreu (Prémio Ciência Viva Educação) e a rubrica semanal da RTP1 “Minuto Verde” (Prémio Ciência Viva Media).

A entrega dos Prémios Ciência Viva 2022 terá lugar no dia 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.