A Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) vai assinalar, no próximo dia a 28 de junho, quarta-feira, o 90.º aniversário do Arquiteto Álvaro Siza [25 de junho de 1933], com uma sessão aberta a toda a comunidade.

Com início marcado para as 18h30, na Galeria da FAUP, esta homenagem ao primeiro «Pritzker» português e professor catedrático convidado da FAUP até 2003 terá como ponto alto a conferência ‘Architects don’t invent anything’, pelo reconhecido arquiteto e crítico de arquitetura Kenneth Frampton, recentemente agraciado com o grau de Doutor Honoris Causa pela U.Porto. A apresentação do Kenneth Frampton ficará a cargo de por Joaquim Moreno.

O programa da sessão inclui também uma instalação de 90 desenhos da FAUP da autoria de estudantes do Mestrado Integrado em Arquitetura. A iniciativa tem curadoria de José Manuel Barbosa, com a colaboração de Armando Ferraz e Nuno Sousa.

Recorde-se que esta homenagem decorre numa altura em que FAUP está a coordenar, desde 2021, os trabalhos conducentes à candidatura para a inscrição de um conjunto de obras de Álvaro Siza na Lista do Património Mundial da UNESCO, a qual inclui o próprio conjunto de edifícios da Faculdade.

Álvaro Siza: Uma carreira ímpar

Nome incontornável da arquitetura portuguesa e mundial, Álvaro Siza nasceu a 25 de junho de 1933, em Matosinhos.  Formado em Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) – antecessora das faculdades de Arquitetura e de Belas Artes da U.Porto –, foi “discípulo” de Fernando Távora, de quem foi colaborador entre 1955 e 1958. Ensinou na ESBAP entre 1966 e 1969. Lecionaria posteriormente na FAUP, onde deu a última aula em outubro de 2003.

Com uma obra amplamente reconhecida a nível nacional e internacional, aquele que é também o mais premiado arquiteto português assinou projetos emblemáticos como os da Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, da Biblioteca da Universidade de Aveiro, do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, da Igreja de Marco de Canaveses, do Pavilhão de Portugal na Expo 98, ou do próprio edifício da FAUP, inaugurado em 1992. Nesse mesmo ano tornou-se o primeiro português a conquistar o Prémio Pritzker (o também professor da FAUP Eduardo Souto Moura suceder-lhe-ia em 2011), galardão equiparado ao “Nobel da Arquitetura”.

Para além da docência na FAUP, foi Professor Visitante na Escola Politécnica de Lausanne, na Universidade de Pensilvânia, na Escola de Los Andes em Bogotá, na Graduate School of Design of Harvard University como “Kenzo Tange Visiting Professor”. É membro da American Academy of Arts and Sciences; é “Honorary Fellow” da RIBA/Royal Institute of British Architects; “Honorary Fellow” e “Honorary FAIA” da AIA/American Institute of Architects; membro da Académie d’Architecture de France; da Royal Swedish Academy of Fine Arts; da IAA/International Academy of Architecture; membro da American Academy of Arts and Letter.

Dos inúmeros prémios que lhe foram atribuídos destacam-se, para além do Prémio Pritzker (1992), o Prémio Mies van der Rohe (1988), o Prémio Nacional de Arquitetura (1993), a Medalha Alvar Aalto (1998) e a Medalha de Ouro (2009), do Royal Institute of British Architects, o Leão de Ouro da Bienal de Veneza (2002), pelo melhor projeto, e o Leão de Ouro de Carreira (2012).

Mais recentemente, foi distinguido com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública (2017), a Medalha de Mérito da Universidade do Porto (2018), o Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa (2019) ou o o Prémio Nacional de Arquitetura de Espanha (2019).

Sobre Kenneth Frampton

Formado na Architectural Association School of Architecture de Londres, o britânico Kenneth Frampton (1930) é Professor Emérito Ware da Graduate School of Architecture, Planning and Preservation – Columbia University, Nova Iorque, na qual foi professor entre 1972 e 2020. Lecionou também nas prestigiadas ETH Zürich, EPF Lausanne, Accademia di Architettura Mendrisio e Royal College of Art, Londres.

Autor de numerosos livros, ensaios e outras obras de referência na área da arquitetura moderna e contemporânea – incluindo o aclamado Modern Architecture: A Critical History , publicado pela primeira vez em 1980 -, foi editor, entre outras, da revista Architectural Design e da publicação Oppositions, do Institute of Architecture and Urban Studies, da qual foi cofundador, em 1973.

Kenneth Frampton é um dos mais reconhecidos estudiosos da obra de Álvaro Siza. (Foto: DR)

Doutor Honoris Causa por várias universidades e Honorary Felow do Royal Institute of Brithish Architects (RIBA), recebeu, em 2021, o título de Comandante da Ordem do Império Britânico. Já em 2022, foi agraciado com a Thomas Jefferson Foundation Medal in Architecture. Já em 2022, foi agraciado com a Thomas Jefferson Foundation Medal in Architecture. Em 2022, por proposta da FAUP, foi agraciado com o grau de Doutor Honoris Causa, com Francesco Dal Co, pela Universidade do Porto.

A Kenneth Frampton é reconhecido um papel fundamental na divulgação e reconhecimento da arquitetura portuguesa e, em particular, da obra de Álvaro Siza. Dos vários estudos que dedicou à obra do primeiro Pritzker português, destaca-se a extensa monografia Álvaro Siza: tutte le opere, publicada em 1999.