O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (UBI), o espaço Quarta Parede, o Teatro das Beiras e o Teatro Municipal da Covilhã, todos eles situados naquela cidade beirã, são os mais recentes “membros” do Corredor Cultural, o projeto pioneiro que tem como objetivo promover o acesso dos/das estudantes do ensino superior a espaços culturais, sejam eles monumentos, museus, centros culturais, salas de espetáculo ou de exposições.

Os novos protocolos – que preveem desde a entrada gratuita no Museu de Lanifícios da UBI a descontos na aquisição de bilhetes para os teatros abrangidos – resultam de parcerias estabelecidas pela UBI. Espaços que se juntam assim aos mais de 80 que já integram o Corredor, fruto de parcerias estabelecidas entre a U.Porto e um conjunto alargado de municípios e instituições culturais da Área Metropolitana do Porto.

O Museu de Lanifícios da UBI pode agora ser visitado gratuitamente por todos os estudantes do ensino superior. (Foto: DR)

“Nascido” na primeira Cimeira Europeia Universidade & Cultura, realizada na U.Porto em 2021, o Corredor Cultural é um projeto pioneiro que está a ser implementado no âmbito da Comissão Especializada em Artes e Cultura – liderada pela Vice-Reitora da U.Porto, Fátima Vieira – do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).

Os beneficiários são todos os/as estudantes do ensino superior, de instituições públicas e privadas nacionais, incluindo estudantes de mobilidade e, também, estudantes de países abrangidos pelos acordos Erasmus +.

Para usufruírem das condições especiais acordadas com as autarquias/instituições, os/as estudantes deverão apresentar o respetivo  cartão de estudante (o Cartão U.Porto no caso dos/das estudantes da U.Porto) e indicar que a visita é feita ao abrigo do Corredor Cultural.

Mais informações através do e-mail [email protected].