O acesso gratuito de estudantes universitários a estruturas museológicas e a integração de experiências artísticas nos diversos planos de estudo serão algumas das medidas propostas pela Universidade do Porto na primeira Cimeira Europeia Universidade & Cultura, a decorrer nos dias 29 e 30 de março, em formato online.

Organizada pela U.Porto e pelo Plano Nacional das Artes, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, esta iniciativa inédita vai reunir   vários especialistas, bem como responsáveis políticos, com o propósito de discutir o papel crucial e democrático que as artes podem desempenhar na missão das instituições do ensino superior.

O encontro, que decorrerá em língua inglesa, vai arrancar às 9h00 do dia 29 de março com as contribuições da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do Reitor da Universidade do Porto e Presidente do CRUP, António de Sousa Pereira.

O painel de convidados inclui ainda os nomes do Comissário do Plano Nacional das Artes, Paulo Pires do Vale, da Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, da Comissária Europeia pela Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, do presidente da Associação das Universidades Europeias, Michael Murphy, e de representantes de instituições internacionais.

A construção de um conhecimento novo

A Cimeira Europeia Universidade & Cultura surge da premissa de que o livre acesso ao património cultural académico e aos discursos artísticos contemporâneos, potenciando a expressão através de experiências artísticas, construirá uma cultura universitária simultaneamente artística e científica, guiada por princípios de constante inovação, inclusiva e ecologicamente responsável.

É nesse contexto que se enquadra a proposta da U.Porto para a criação de um Corredor Cultural Europeu. O projeto, que será “testado” na cidade do Porto já a partir do próximo ano letivo, prevê o acesso gratuito – ou com descontos especiais – de todos os estudantes universitários da União Europeia a um conjunto de estruturas museológicas da Universidade e da cidade.

“É urgente regressar à ideia dos museus como instituições públicas de conhecimento”, que funcionem como “plataformas para celebrar culturas diversas”, refere Fátima Vieira, Vice-Reitora da área da Cultura da U.Porto.

Nesse sentido, torna-se “imperativo que os museus se tornem parte integrante da vida no campus, espaços de encontro que motivem a aprendizagem, a investigação, a livre circulação de ideias e a criação de imaginários científicos e culturais”.

Por outro lado, acrescenta a Vice-Reitora, “é fundamental que os museus partilhem as coleções em acesso aberto, contribuindo, de forma consistente, para a transformação digital da sociedade, consolidando as políticas democráticas da União Europeia”.

A Cimeira Europeia Universidade & Cultura vai ser transmitida, em direto, no website do evento e no Canal da U.Porto no Youtube.