Descobrir novos locais, aprofundar a noção de território, conhecer a história e a cultura da Universidade, do país e, assim, ampliar horizontes. Na tarde do próximo dia 5 de março, esses são alguns dos desafios que todos os estudantes da Universidade do Porto vão poder abraçar num peddy paper promovido pela Mentoria U.Porto, em parceria com o Corredor Cultural.

À Descoberta do Corredor Cultural com a Mentoria U.Porto tem como objetivo promover o convívio entre estudantes e mentores da U.Porto, mas também o acesso à cultura através da divulgação da rede de parcerias do Corredor Cultural.

Com partida marcada para as 15h00, junto à entrada do Edifício Histórico da Reitoria (Praça Gomes Teixeira), os estudantes vão construir um roteiro que os vai levar, de pista em pista, a alguns dos principais espaços culturais da cidade. Pelo caminho, vão desenvolver com os colegas pequenos exercícios de fortalecimento de trabalho em equipa.

No final do desafio haverá um convívio entre todos os participantes.

Para participar, basta fazer a inscrição gratuita e marcar presença no ponto de encontro à hora marcada.

Sobre o Corredor Cultural

Em vigor desde 2021, o Corredor Cultural é um projeto que congrega diferentes espaços culturais com condições de entrada mais vantajosas para os estudantes. Foi organizado mediante acordos estabelecidos entre as universidades portuguesas, os municípios e as instituições culturais das respetivas zonas geográficas.

Tendo-se iniciado na U.Porto, o Corredor Cultural está a ser implementado no âmbito da Comissão Especializada em Artes e Cultura do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e engloba hoje uma rede de mais de 80 instituições de todo país, em resultado de dezenas de acordo de parceria estabelecidos com as diferentes universidades aderentes.

Os beneficiários são todos os/as estudantes do ensino superior, de instituições públicas e privadas nacionais, incluindo estudantes de mobilidade e, também, estudantes de países abrangidos pelos acordos Erasmus +.

A rede de instituições aderentes pode ser consultar no novo website do Corredor Cultural.

Sobre Mentoria U.Porto

O Programa Transversal de Mentoria Interpares é um programa de acolhimento dos recém-chegados que tem por principal objetivo fomentar a integração no ensino superior. Os mentores são estudantes mais experientes (já a frequentar a U.Porto) que acolhem e acompanham os novos estudantes, sejam eles nacionais ou internacionais, de forma a que estes se sintam melhor integrados a nível académico, pessoal e social.

Através da partilha, do convívio e do intercâmbio cultural, a Mentoria U.Porto pretende que todos, mentores e mentorados, obtenham a melhor das experiências em contexto académico, proporcionando o bem comum, a convivência saudável e o respeito mútuo, assim como outros valores da cultura democrática e institucional.