Menos de três anos depois da sua abertura, o Corredor Cultural tem um novo website ao dispor de todos os estudantes do ensino superior que pretendam ter acesso privilegiado a dezenas de instituições culturais nacionais. A partir de agora, o Corredor Cultural mora em: corredorcultural.pt

Como aceder a todas as ofertas disponíveis? No “novo” Corredor Cultural, a informação está agregada de forma a facilitar a pesquisa das diferentes opções ao dispor dos estudantes. Seja “navegando” pelos 20 concelhos e quatro distritos que já integram a rede de parceiros, ou filtrando a pesquisa por museus, monumentos, salas de espetáculo e demais espaços aderentes.

Para quem preferir, o critério de seleção pode ser apenas um: Toda e qualquer oferta que seja gratuita. Para ajudar, existe ainda um mapa que permite ter uma noção da distribuição da oferta a nível nacional

“Nascido” na U.Porto, o Corredor Cultural tem como objetivo promover o acesso dos estudantes do ensino superior aos espaços culturais, sejam eles monumentos, museus, centros culturais, teatros, salas de espetáculo ou galerias. Resulta de um conjunto de acordos estabelecidos entre as universidades portuguesas e os municípios e as instituições culturais das respetivas zonas geográficas.

Dependendo da instituição parceira, estes acordos podem estabelecer a total gratuitidade de acesso ou uma redução do preço normal de entrada.

Partir à descoberta do Corredor Cultural

Inicialmente “confinado” à Área Metropolitana do Porto, o Corredor Cultural expande-se hoje por quatro distritos e 20 concelhos do país. De Serralves à Torre dos Clérigos, com passagens pelo Museu de Arte Sacra de Arouca, o Castelo de Belmonte ou pelo Teatro Municipal da Covilhã, há muito por onde abrir caminho.

Por agora, propomos ir ao encontro do universo surrealista. É em Famalicão que se pode consultar o acervo documental e artístico de um dos mais celebres poeta portugueses: o surrealista Mário Cesariny. Onde? Na Fundação Cupertino de Miranda. Fotografia, pintura, escultura, cinema e literatura… Todas as artes estão reunidas nesta Fundação que é também biblioteca, museu e Centro Português do Surrealismo.

Outra cidade, outra proposta. Agora vamos ao encontro da história da indústria da chapelaria. E nada melhor do que viver a experiência num dos locais onde tudo aconteceu. Sentir a energia do espaço e absorver a história que ali se viveu. Esta visita decorreu no edifício que albergou a mais importante unidade industrial deste ramos de atividade, a Empresa Industrial de Chapelaria. De que falamos? Do Museu da Chapelaria, em São João da Madeira.

É neste edifício emblemático que se encontra reunido todo o espólio industrial das várias unidades fabris da indústria de chapelaria que, entretanto, fecharam portas.

A organização do Corredor Cultural é responsabilidade das universidades representadas no Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), mas os beneficiários são todos os estudantes do ensino superior, de instituições públicas e privadas nacionais, incluindo os estudantes de mobilidade e, também, os estudantes de países abrangidos pelos acordos Erasmus +.

O Corredor Cultural é um projeto da Comissão Especializada de Arte e Cultura do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), composta pelas Universidades de Coimbra, Lisboa, Porto, Nova de Lisboa, Aveiro, Minho, Évora, Açores, Algarve, Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Interior, Madeira, Aberta e Católica Portuguesa, e pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e Instituto Universitário Militar.