O futuro da formação em saúde será o tema central do debate que irá juntar estudantes e médicos na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), no próximo dia 26 de abril, às 18h00.

Intitulado “(In)Formação em Saúde”, este encontro servirá para abordar tópicos como o numerus clausus e a qualidade do ensino médico pré-graduado em Portugal, a abertura de novas faculdades de medicina e a capacidade do SNS absorver todos os médicos recém-formados.

De acordo com a comissão organizadora do YES Meeting, responsável por esta iniciativa, espera-se debater também “a potencial colaboração das entidades privadas na formação pré e pós-graduada dos futuros médicos, o crescente papel do serviço privado na saúde e na garantia do acesso atempado aos cuidados e ainda a capacidade de fixação dos novos médicos no serviço público”.

No programa são esperadas as intervenções de Margarida Tavares, secretária de Estado da Promoção da Saúde, Maria João Baptista, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João, Miguel Paiva, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga, Jorge Roque da Cunha, presidente do Sindicato Independente dos Médicos, e Francisco Franco Pêgo, representante da Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina.

Com o objetivo de promover uma “discussão envolvente e informativa sobre o futuro da saúde em Portugal, o debate será moderado por Rita Rato Nunes, jornalista da Visão. Após as intervenções, haverá um momento dedicado a perguntas por parte da audiência.

Esta iniciativa surge no âmbito da preparação do congresso universitário YES Meeting, que irá decorrer entre os dias 14 e 17 de setembro, na FMUP.