O Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto acolheu, no passado dia 13 de abril, uma cerimónia pública de homenagem ao empresário Ilídio Pinho, assinalando deste forma os 60 anos de vida empresarial do fundador do grupo COLEP e Presidente do Conselho de Administração das empresas do Grupo Ilídio Pinho e da Fundação com o mesmo nome.

Durante a tarde, foram várias as figuras ligadas à vida política, ao mundo empresarial e à sociedade que passaram pela “casa mãe” da U.Porto para saudar o empresário e empreendedor, mas também benemérito, dirigente associativo, autarca e administrador público natural de Vale de Cambra.

Vestindo a pele de anfitrião, o Reitor da U.Porto enalteceu o “enorme privilégio” de acolher na Reitoria a homenagem ao que considerou ser “um modelo de dedicação à inovação, ao arrojo e ao progresso” e,  por isso mesmo, “um exemplo para a própria Universidade”.

Perante uma plateia em que se contavam, entre outros, os ministros da Economia e do Mar, António Costa Silva, e da Cultura, Pedro Adão e Silva, António de Sousa Pereira enalteceu o “espírito inquieto” de Ilídio Pinho, traduzido num “percurso empresarial notável”, a par da sua “dimensão cívica” e “relevante dedicação à causa publica”.

O Reitor não deixou também de destacar o “decisivo contributo da Fundação Ilídio Pinho no domínio da educação para a ciência. “Tem sido capaz, como muito poucos, de dedicar importantes recursos ao estímulo do conhecimento e à criação de uma verdadeira cultura científica na sociedade portuguesa, contribuindo para alavancar uma ideia de progresso de que a Universidade do Porto procura ser agente ativo”, finalizou.

Para além de António de Sousa Pereira, usaram ainda da palavra António Costa Silva e Pedro Adão e Silva, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, o jornalista Carlos Magno, o crítico e curador de arte, Miguel von Hafe Pérez, e o próprio homenageado.

No final da cerimonia, Ilídio Pinho entregou à U.Porto o Prémio Fundação Ilídio Pinho – Valores Académicos, em reconhecimento pelo papel da Universidade no “incremento da Arte, Ciência e Cultura ao longo dos seus 112 anos de história”.

O evento incluiu ainda a apresentação de uma fotobiografia de Ilídio Pinho.

Obras primas “pintaram” o Salão Nobre

Quem passou durante o dia pelo Salão Nobre da Reitoria teve ainda a oportunidade de apreciar alguns dos muitos quadros que integram a valiosa da coleção de arte moderna e contemporânea da Fundação Ilídio Pinho.

Durante algumas horas, os retratos do “salão de festas” da U.Porto abriram assim espaço para os convidados de honra, que é como quem diz, deram as boas-vindas a alguns dos mais representativos trabalhos de alguns dos mais conceituados artistas portugueses.

Entre os autores representados incluíram-se nomes como Amadeo de Souza-Cardoso, Maria Helena Vieira da Silva, Júlio Pomar, Júlio Resende, Helena Almeida, Jorge Pinheiro, Álvaro Lapa, ou Nikias Skapinakis.