Acaba de ganhar vida a ideia mais sustentável da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) no ano de 2022: dedicar uma semana inteira à Terra, à “boleia” do Dia da Terra (22 de abril), promovendo um conjunto de atividades e iniciativas sustentáveis para o campus.

O desafio, que partiu das estudantes Inês Santos e Matilde Ribeira, finalistas do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP, foi agora materializado numa programação repleta de iniciativas que, a decorrer de 17 a 21 de abril, pretendem alertar para a importância da sustentabilidade nas ações quotidianas.

A semana começa com o kick-off da primeira edição do Concurso de Fotografia, a decorrer de 17 de abril a 12 de maio, que vai oferecer aos vencedores um vale de 100 euros na FNAC. A este soma-se mais um prémio de 150 euros em artigos na Decathlon no âmbito de mais uma edição do concurso “De Bicla para a FEUP”, que inicia a 19 de abril e se estende a 16 de junho.

Segue-se o “Repair Café”, a 18 de abril, que desafia voluntários da comunidade a dar uma segunda vida a objetos, através da sua reparação, aumentando a longevidade do objeto e evitando a produção desnecessária de resíduos.

No penúltimo dia, destaque para a 2.ª edição do “Good Food Hubs”, um mercado de produtos locais frescos e biológicos recentemente lançado no campus da Asprela.

A iniciativa termina com um momento musical, em colaboração com o Comissariado Cultural da FEUP. Trata-se de um concerto pela Orquestra Clássica da FEUP agendado para 21 de abril, às 21h30, no Auditório José Marques dos Santos (Auditório da FEUP).

“Através da implementação das ideias vencedoras do Concurso Mais Ideias Sustentáveis pretende-se contribuir para uma cultura de sustentabilidade na FEUP, com impacto na sua comunidade. Esperamos que, após a Semana da Terra, a comunidade FEUP fique ainda mais sensibilizada para a importância da preservação do meio ambiente”, afirma Ana Carla Madeira, responsável pelo Comissariado de Sustentabilidade da FEUP.