“Para quê ter só um dia dedicado à Terra, quando se pode ter toda uma semana?” – assim questiona o mote da ideia vencedora do Concurso “Mais Ideias Sustentáveis” 2022, promovido pelo Comissariado para a Sustentabilidade da Faculdade de Engenharia da Universidade Porto (FEUP).

Desafios, palestras, mini-hackathons, workshops e produtos artesanais e ecológicos são algumas das sugestões de Inês Santos e da colega Matilde Ribeira, ambas finalistas do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP, para a “Semana da Terra” na FEUP.

“Fico muito feliz por poder ver uma iniciativa como esta tornar-se realidade, não só por promover a sustentabilidade, como também pela maior proximidade que virá conferir entre a comunidade académica e os pequenos negócios. Espero que seja um sucesso e orgulho-me por estar envolvida!”, avança a estudante, que recebeu o prémio a 13 de janeiro, no Grande Auditório, no âmbito das comemorações do Dia da FEUP 2023.

Triagem de materiais recicláveis, escolha do prato vegetariano na cantina ou a recolha de beatas de cigarros do chão são alguns dos desafios propostos por Inês Santos, a par de palestras com professores ou investigadores interessados sobre temas ligados à sustentabilidade.

Passar do papel à ação pela sustentabilidade do planeta

Ana Carla Madeira, responsável pelo Comissariado de Sustentabilidade da FEUP, realça a importância deste concurso anual na mudança de perceções. “Quer pela dimensão da nossa comunidade, quer pelo papel preponderante que tem no desenvolvimento da região e do país, a implementação destas ideias oferece uma maior garantia de que os resultados se repliquem e disseminem, aumentando o seu impacto. Nesta matéria, todos temos um papel para desempenhar e um exemplo para dar”, nota a responsável.

A prova disto é a concretização da ideia vencedora do concurso de 2021 – “Um dia sem carros” – já em 2022, integrada na Semana Europeia da Mobilidade. Para assinalar a data e contribuir para a diminuição da pegada de carbono associada à FEUP, o Comissariado de Sustentabilidade convidou toda a comunidade a deixar o carro em casa e a deslocar-se de forma mais sustentável.

Ana Paupério e Daniel Costa foram distinguidos pela iniciativa “Um dia sem carros”. (Foto: FEUP)

A par deste concurso, a equipa lançou, ainda em 2022, a iniciativa “De Bicla para a FEUP”, que surge como resposta à necessidade de diminuir o uso de automóvel no campus. De acordo com dados do Comissariado de Sustentabilidade, mais de 40% da comunidade utiliza o automóvel como meio de transporte principal.

“É preciso sensibilizar para a necessidade de mudança de comportamentos no que se refere à mobilidade que possam contribuir para uma maior qualidade de vida de estudantes, docentes e colaboradores e que, em simultâneo, diminuam significativamente a pegada ecológica do Polo, que diariamente movimenta milhares de pessoas”, admite Ana Carla Madeira.

Cyrus Eshaghi, Diana Rosa e Harley Amado foram distinguidos pela iniciativa “De Bicla para a FEUP”. (Foto: FEUP)

Os prémios das iniciativas “Dia Sem Carro” e “De Bicla para a FEUP” foram entregues aos respetivos vencedores a 17 de janeiro, na Sala do Conselho da FEUP.