Mariana Aguiar Antunes, antiga estudante da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), foi distinguida com o Prémio Nuno Teotónio Pereira 2022 – antigo Prémio IHRU de Reabilitação Urbana, atribuído pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) -, na Vertente Trabalhos de Produção Científica – Dissertação de Mestrado.

O Prémio, na Vertente Reabilitação Urbana – Reabilitação de Edifício Habitacional, foi atribuído à arquiteta Inês Pimentel, antiga estudante da FAUP, com o projeto da Casa na Rua de Álvares Cabral n.º 339. Na mesma vertente, foi atribuída uma menção honrosa ao arquiteto André Eduardo Tavares, docente convidado da FAUP, com o projeto de Reabilitação de Edifícios para renda acessível na Rua Infante D. Henrique.

A dissertação ‘Lugar Comum: Habitar (n)a cidade do Porto. Princípios de intervenção para uma área de habitação municipal‘, apresentada na FAUP em 2021 pela então estudante Mariana Aguiar Antunes, foi orientada pelas docentes Carla Garrido de Oliveira e Filipa de Castro Guerreiro.

O trabalho parte de uma reflexão crítica sobre as bases do ‘Concurso para criação de habitação destinada ao mercado de arrendamento a custo acessível e reabilitação de áreas habitacionais municipais em Lordelo do Ouro’, promovido pela Câmara Municipal do Porto. Assenta num exercício de observação e interpretação pelo desenho sobre possíveis estratégias e potencial de uma intervenção de densificação habitacional.

Questiona, em particular, a ‘solução de referência’ e a proposta de duas torres em detrimento de uma intervenção mais sensível através do reconhecimento das condições do lugar, identificando não só situações críticas e deficitárias mas também o potencial existente. Através de ações de remate, colmatação e redesenho de espaços residuais, propõe a requalificação dos espaços e edifícios existentes, estabelecendo novas unidades de vizinhança.

Sobre o Prémio Nuno Teotónio Pereira

Considerado o prémio mais antigo do setor do imobiliário, em Portugal, o Prémio Nuno Teotónio Pereira (NTP) procura valorizar os bons exemplos e incentivar as boas práticas na requalificação das cidades, bem como, o estudo de matérias ligadas à habitação e à reabilitação urbana.

A edição deste ano atribuiu seis prémios e três menções honrosas. Ao todo, foram registadas 55 candidaturas a concurso, 45 na vertente de Reabilitação Urbana e 10 candidaturas na vertente de Trabalhos de Produção Científica.

A cerimónia de entrega das distinções decorreu no passado dia 30 de janeiro, no Museu da Eletricidade, em Lisboa, com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues, e da Presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P., Isabel Dias.