Começou o dia a “inaugurar” um laboratório inovador, “apadrinhou” depois um projeto ambicioso na área da saúde e terminou a homenagear uma mulher que fez história na academia portuguesa. Assim se resume o périplo que Elvira Fortunato realizou, no passado dia 27 de janeiro, naquela que foi a sua primeira visita à Universidade do Porto desde que tomou posse como Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

“Não é a primeira vez que venho à Universidade do Porto, mas hoje foi um dia muito intenso”, destacou a governante no final de uma visita que arrancou, logo de manhã, na Faculdade de Engenharia, com a participação na sessão de apresentação do ARISE, o novo Laboratório Associado que reúne mais de 250 investigadores das universidades de Coimbra, Porto e Minho e do Instituto Politécnico de Leiria.

“É um laboratório na área da sustentabilidade, muito ligado ao fabrico de novos materiais, mas acima de tudo tecnologias que sejam amigas do ambiente e que sejam sustentáveis”, realçou Elvira Fortunato. Uma “maia valia” potenciada pelo facto de o ARISE mobilizar “muitos investigadores” de várias instituições. “Nestas áreas de investigação, é importante termos massa crítica. Temos de trabalhar em conjunto, especialmente quando o planeta se debate com problemas tão complexos como aqueles que enfrentamos”, vincou.

Da parte de tarde, a ministra rumou ao Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) para abrir a sessão de lançamento do MOBILIsE, uma ERA Chair financiada com 2,5 milhões de euros pela Comissão Europeia e que visa posicionar o i3S como uma referência europeia de excelência na área da Bioengenharia Molecular, mais especificamente na engenharia de materiais e na nanotecnologia.

Antes, teve a oportunidade de conhecer alguns dos espaços do maior centro de investigação nacional em saúde, numa visita conduzida pelo diretor do i3S, Claudio Sunkel, e pelo Vice-Reitor da U.Porto para a Investigação e Inovação, Pedro Rodrigues.

Depois de uma jornada dedicada à investigação de excelência produzida na U.Porto, Elvira Fortunato fechou o dia no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, onde participou na homenagem póstuma a Corália Vicente, antiga professora e diretora do ICBAS e primeira mulher a dirigir uma escola médica em Portugal.

“Foi a primeira vez que vim ao ICBAS e foi um orgulho e um privilégio fazê-lo no dia em que homenageamos os 70 anos da Professora Corália Vicente”, confessou a governante, antes de se despedir: “vou muito satisfeita, com o coração cheio, acima de tudo por termos homenageado uma grande mulher!”.