Foram dezenas de amigos, familiares e colegas, mas também várias figuras da Academia e da Ciência aqueles que, no passado dia 27 de janeiro, se associaram ao Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) numa homenagem a Corália Vicente, antiga professora e diretora do Instituto.
Coincidindo com o dia em que a homenageada completaria o seu 70.º aniversário, esta sessão desafiou os participantes a refletir como seria a Última Lição de Corália Vicente, ao mesmo tempo que recordaram um percurso de vida que tantas vezes se confundiu com o do próprio ICBAS.
“Este é um dia muito importante para o ICBAS porque estamos a homenagear uma das pessoas com mais relevância na história desta escola”, destaca o diretor do Instituto, Henrique Cyrne de Carvalho.
Presente na sessão esteve também a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, que fez no ICBAS a última paragem da visita que trouxe a governante a vários espaços da Universidade do Porto.
“Foi a primeira vez que vim ao ICBAS e foi um orgulho e um privilégio fazê-lo no dia em que homenageamos os 70 anos da Professora Corália Vicente”, partilhou a governante, confessando-se “muito satisfeita” e “com o coração cheio, acima de tudo por termos homenageado uma grande mulher!”.
A homenagem incluiu ainda o descerramento de uma placa comemorativa e a inauguração da exposição “És, foste, serás: perenizando Corália Vicente”, uma mostra organizada pela Biblioteca ICBAS/FFUP e que percorre a vida e percurso académico da que foi a primeira diretora de uma escola médica em Portugal.