Gods of Anxiety Be Damned é uma chamada de atenção com palavras que nos prendem ao seu propósito: o de alertar para a importância da saúde mental. Em forma de poesia, Hiten Chojer, estudante do Programa Doutoral em Engenharia do Ambiente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), decidiu pôr em papel o que a sua mente batalhava em querer lidar sozinha, deixando o enredo dos seus pensamentos permeável à entrada de quem o lê.

“Relata um testemunho muito pessoal de ansiedade, do que a desencadeia, dos acontecimentos trágicos que testemunhei e de determinadas observações sobre a sociedade. É também um espaço para a autoconsciencialização, aceitação e amor”, clarifica o autor, originário de Punjab, uma região no noroeste da Índia.

A obra, a ser apresentada oficialmente na Biblioteca da FEUP no próximo dia 30 de janeiro, pode ser interpretada como a catarse do autor ou como um ombro amigo para quem se identifica com o peso das emoções avassaladoras que o frenesim do dia a dia traz.

Hiten, que apenas se mudou do continente asiático para a Europa em 2015 e que sempre gostou de escrever, assume: “Não quis reter os meus pensamentos esmagadores de medo, perda e ansiedade só para mim, pelo que espero que esta partilha consiga chegar e relacionar-se com o maior número de pessoas possível”.

Hiten Chojer frequenta o 3.º ano do Programa Doutoral em Engenharia do Ambiente da FEUP. (Foto: DR)

Da poesia à carreira científica

A par da escrita, o interesse pelas ciências permitiu-lhe prosseguir estudos na área da engenharia, com especialização em Engenharia do Ambiente. Já acomodado em Portugal desde 2019, depois de uma passagem pela Alemanha onde completou o Mestrado em Engenharia de Sistemas de Processo na Universidade Técnica de Dortmund, o estudante da FEUP está ainda ligado ao Departamento de Engenharia Química, com investigação na área da poluição do ar interior.

“Estou a trabalhar em sensores de baixo custo para monitorização da qualidade do ar, especialmente em ambientes interiores, como escolas. Lido com um dos aspetos mais desafiantes destes sensores: a sua baixa fiabilidade de dados”, apresenta.

Hiten não prevê sair de Portugal tão cedo, por ser um país que lhe transmite calma e serenidade e onde pode “continuar a crescer pessoal e profissionalmente”, contando diariamente com o apoio e companheirismo de “colegas e supervisores fantásticos”.

Com hora marcada para as 17h30, a apresentação vai contar com as intervenções de Sofia Sousa, orientadora de doutoramento do estudante, e Kallie Falandays, da Tell Tell Poetry (editora do livro). A moderação ficará a cargo de Pedro Branco, colega de curso e fiel amigo de Hiten, tendo sido o suporte para a sua integração na cidade do Porto.

O programa do evento finaliza com uma sessão de autógrafos e venda da obra.