A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) promove, de 30 de janeiro a 3 de fevereiro, mais uma edição dos Orientation Days, iniciativa destinada a receber e a integrar os estudantes estrangeiros de mobilidade.

Organizada pela Unidade de Cooperação da FEUP no arranque de cada semestre letivo, a iniciativa inclui várias atividades de integração de caráter cultural e interrelacional, assim como de índole administrativo e académico.

Ao longo dos “dias de orientação”, os mais de 180 novos estudantes de mobilidade da FEUP, oriundos de 25 países de todo o globo, vão ter a oportunidade de participar numa cerimónia oficial de boas-vindas presidida pelo Diretor da faculdade, agendada para o dia 31 de janeiro.

O programa inclui também a participação em sessões informativas e de caráter prático sobre o funcionamento da Faculdade, webinares sobre interculturalidade, atividades desportivas e visitas à cidade do Porto.

Ilídia Maia, da Unidade de Cooperação da FEUP, destaca como um dos pontos altos “o International Snack, momento de convívio em que todos podem conhecer-se num registo informal e onde os estudantes são desafiados a partilhar um ‘sabor’ típico da sua região.”

“Mas nada disto seria possível sem o apoio incondicional dos nossos ‘FEUP Buddies’”, acrescenta a mesma colaboradora. Os FEUP Buddies são estudantes regulares que apoiam e acolhem os estudantes estrangeiros ao longo de todo o semestre, em todos os aspetos da vida na FEUP e na cidade do Porto.

Os Orientation Days fazem parte de um programa mais alargado de softlanding promovido pela Faculdade de Engenharia no contexto das iniciativas de internacionalização e conta com outras ações de integração social e académica. Entre elas incluem-se um curso intensivo de Português para Estrangeiros para promover uma verdadeira imersão na cultura portuguesa.

Para mais informações, consultar a página do evento.