Será uma espécie de seminário teórico-prático aquele que vai ter lugar no próximo dia 26 de novembro, entre as 9h00 e as 18h30 no Laboratório Ferreira da Silva, instalado no Polo Central do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP). O objetivo? Sensibilizar os estudantes do ensino superior para a importância do uso da linguagem do desenho.

Livros e Lâminas irá propor algumas “contaminações” para demonstrar a utilidade e relevância do desenho para mostrar, conhecer, reconhecer, organizar, clarificar os fenómenos concretos do mundo material, bem como o complexo universo das ideias do conhecimento. Tudo isto aliando a teoria e a prática através de uma proposta em versão laboratorial. Ou seja, vai ser um processo de experimentação, questionamento e alteração, tendo o livro, como mote.

Todos os autores dos capítulos dos livros propostos serão convidados a apresentar as suas investigações, desenvolvendo um pensamento num enunciado prático, que relacione o desenho e a investigação. Os participantes serão convidados, durante o seminário, a ouvir, falar, fazer e pensar sobre desenho, de forma imersiva.

O programa

Durante a manhã, os estudantes vão assistir à apresentação dos capítulos do livro Dibujo Científico Arte y Naturaleza, Ilustración Científica, Infografia, Esquemática, da editora Catédra pelos seus autores: Inmaculada López Vílchez (Granada. Universidade de Granada); Lino Cabezas Gelarbert (Barcelona); Juan Carlos Oliver Torelló (Mallorca. Universidade Ilhas Baleares Baleares); Raúl Campos López (Granada. Universidade de Granada).

À tarde, os estudantes irão reunir com os investigadores para ouvir, falar, fazer e pensar sobre desenho, de forma imersiva, a partir de enunciados práticos, derivados das investigações de cada capítulo do livro.

No final do dia, será feita uma exposição nas bancadas do laboratório de todo o material produzido, com conversas cruzadas.

Todo o seminário será filmado para construção de documentário. Os desenhos realizados, serão carimbados, fotografados e devolvidos aos autores. A reportagem fotográfica e audiovisual do evento ficará a cargo de Cunha Pimentel e o carimbo de Walter Almeida, Casa Azul Porto. O livro estará representado pela livraria Flâneur.

Este seminário está integrado nas atividades-satélite da linha de investigação Colecção de Desenhos (CD), do grupo Arquitetura Teoria Projeto e História (ATPH) do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (CEAU_FAUP).

Como participar?

Ao todo, serão selecionados 25 estudantes, de qualquer faculdade e ciclo de estudos da Universidade do Porto.

Cada participante deverá trazer para as práticas de desenho o seguinte material: papel A4; papel vegetal A4; instrumentos de desenho; lápis; canetas com espessuras diversas; borracha; afia-lápis; canetas ou lápis de cor e computador ou iPad.

Os interessados devem submeter o pedido de inscrição, até às 17h00 do dia 25 de novembro, para [email protected] com os seguintes dados: Nome; Contacto telefónico direto; Faculdade(s) em que está inscrito/a.

A seleção será feita por ordem de submissão. No final será emitido um certificado de participação.