Pedro Nobre, Professor Catedrático e atual diretor do Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP) e do Programa Doutoral em Sexualidade Humana (PDSH) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), foi eleito pelo Conselho de Representantes da FPCEUP para dirigir os destinos da faculdade no quadriénio 2022-2026.

O programa de ação de Pedro Nobre visa “consolidar a FPCEUP como referência nacional e internacional no Ensino & Investigação de excelência”. Por outro lado, pretende “promover uma Faculdade Aberta ao Mundo, Inclusiva e Diversa, promotora de um Ensino de Qualidade baseado em Investigação de Excelência com Impacto Social”.

A cerimónia pública de tomada de posse do novo Diretor da FPCEUP está marcada para dia 24 de outubro, às 11h00, na Reitoria da Universidade do Porto.

Sobre Pedro Nobre

Pedro Nobre licenciou-se em Psicologia em 1993 e doutorou-se em Psicologia Clínica em 2003 pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) após um ano como Research Scholar  no Center for Anxiety and Related Disorders da Boston University.

Iniciou a carreira docente na UTAD, onde foi responsável pela criação da licenciatura em Psicologia e Diretor do Mestrado em Psicologia Clínica. Entre 2009 e 2012 esteve na Universidade de Aveiro, tendo sido responsável pela criação do Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab), pioneiro no país e no sul da Europa.

Na Universidade do Porto desde 2022, foi responsável pela instalação do SexLab e pela criação do primeiro Programa Doutoral em Sexualidade Humana no espaço europeu, resultado de uma parceria entre a FPCEUP, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e a Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP). Atualmente, dirige o Centro de Psicologia da Universidade do Porto.

A carreira científica do novo diretor da FPCEUP tem sido dedicada à investigação em temas de Psicologia Clínica, em particular na área da Sexualidade e Saúde Sexual. Coordenou diversos projetos de investigação com financiamento competitivo e publicou quase duas centenas de  produtos científicos (maioritariamente artigos em revistas internacionais indexadas e capítulos nacionais e  internacionais). Orientou ainda mais de meia centena de estudantes entre pós-doutoramentos, doutoramentos e mestrados, e é membro do conselho editorial de várias revistas científicas internacionais de referência.

O trabalho de Pedro Nobre tem sido reconhecido nacional e internacionalmente, tendo recebido vários prémios de mérito científico. Tem assumido igualmente um papel de relevo em termos de extensão à comunidade, tendo sido presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (2008-2011). Foi ainda Chair da Comissão Científica da World Association for Sexual Health (WAS) (2013-2017),  a maior organização internacional na área da Saúde Sexual, a que presidiu entre 2017 e 2021.

Atualmente, desempenha as funções de elemento de ligação entre a WAS e a Associação Mundial de Saúde para a área da Saúde Sexual e Reprodutiva.