Altamiro da Costa Pereira foi reeleito para o cargo de diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) para o quadriénio 2022-2026. Com ele serão reconduzidos para o próximo mandato, durante o qual serão celebrados os 200 anos da instituição, os demais membros do Conselho Executivo Francisco Cruz, Guilhermina Rêgo, Armando Cardoso e Hélio Alves.
O candidato único à direção da FMUP apresentou oficialmente a sua candidatura perante os membros do Conselho de Representantes, presidido por João Bernardes, e perante membros dos órgãos de gestão, professores, investigadores, estudantes e demais elementos da comunidade académica da FMUP que assistiram à audição pública, que decorreu na Aula Magna, no dia 12 de outubro. Na plateia encontrava-se também João Goulão, como personalidade cooptada do Conselho de Representantes.
Subordinada ao tema “Consolidar o Presente e Construir o Futuro”, a apresentação do diretor da FMUP partiu da sua formação, experiência e contributos a nível científico, na renovação e extensão do ensino e na gestão académica, prosseguindo para um balanço “francamente muito positivo”, comparando 2018 e 2021, em áreas como o ensino, a investigação, a ligação à sociedade, os recursos humanos e os recursos financeiros.
“Este é o meu segundo mandato e há sempre uma certa nostalgia quando sabemos que é a última vez. Mas não queria que isto fosse uma consagração, mas antes uma confrontação de ideias”, afirmou.
Quanto ao futuro, Altamiro da Costa Pereira traçou as linhas das políticas que tem em vista, que incluem a implementação da futura Licenciatura em Saúde Digital e Medicina de Translação, a criação de clínicas universitárias, o reforço da Simulação Clínica e a instalação do Museu de Medicina Luís de Pina.
Na segunda parte da reunião, estiveram em discussão, entre outros temas, a articulação com os Centros Pluridisciplinares, a concretização do CAC-Porto e os projetos de construção dos cinco novos edifícios.
Após a audição pública, o Conselho de Representantes elegeu Altamiro da Costa Pereira com 14 votos favoráveis em 15 votos possíveis. O recém-eleito diretor irá agora, juntamente com os membros do Conselho Executivo que o acompanham, iniciar o seu segundo mandato, que se prolongará até 2026. A data da tomada de posse será divulgada muito em breve.